sexta-feira, 30 de abril de 2010

7 maneiras de estragar as suas moedas

As sete melhores maneiras de estragar as suas moedas são coisas que muitos coleccionadores principiantes fazem, mesmo sem pensar nelas. Se se preocupa em proteger o investimento que está a fazer na sua colecção de moedas, aprenda a maneira correcta de manusear, armazenar e proteger suas moedas.

1. Tocar nas moedas
Tocar nas moedas com os dedos é o suficiente para lhes causar danos, especialmente em moedas belas e soberbas. E vai definitivamente danificá-las se os seus dedos entrarem em contacto com moedas BNC, FDC ou Proof. Os dedos contêm óleos e minúsculas partículas de poeira que vão aderir à moeda causando-lhes descoloração ou riscos microscópicos. Quando manusear as moedas, utilize luvas de algodão e segure as moedas apenas pelo bordo.

2. Limpar as moedas
Com excepção de moedas desenterradas nalguma escavação arqueológica, a limpeza ou o polimento das moedas vai fazer-lhes mais mal do que bem. Uma vez em contacto com o ar é natural que o metal oxide, ou forme uma pátina. Se retirar a pátina da moeda, não só vai perder o brilho original da cunhagem, como a moeda vai parecer áspera e desagradável, para além de sofrer abrasões microscópicos que lhe reduzirão o seu estado de conservação. Além disso, as moedas com pátina têm uma valorização maior do que as moedas limpas e são as preferidas pela maioria dos coleccionadores.

3. Falar para cima nas moedas
Falar para cima das moedas pode causar tanto dano como tocá-las ou limpá-las, se fizer isso com as moedas expostas, enquanto conversa. Os perdigotos podem escapar da sua boca enquanto fala, e estes podem causar manchas e descolorações que são difíceis de remover. Muitas moedas não circuladas e em estados de conservação superiores são arruinadas desta maneira. Diga o que quiser sobre a sua colecção de moedas, certifique-se apenas que as suas moedas estão seguras quando o disser !

4. Retirar as moedas das embalagens originais
Pode estar certo que o valor das suas moedas BNC. FDC ou Proof vai desvalorizar consideravelmente se as remover da sua embalagem original. As moedas, juntamente com a caixa e literatura (se houver) são parte do conjunto e devem ser mantidos intactos. Nunca retire as moedas das suas embalagens originais.

5. Expôr as moedas a ácidos
Armazenar as moedas em envelopes, embrulhadá-las em papel com anotações ao lado ou em caixas de papelão é uma boa maneira de danificá-las a menos que utilize papel isento de ácidos. Ao longo do tempo, o papel liberta substâncias químicas ácidas em torno da moeda. Isso provoca manchas, descoloração e pode promover oxidação (enfraquecimento) das superfícies brilhantes da cunhagem original. Certifique-se que compra papel ou cartão isentos de ácidos para o armazenamento da sua colecção de moedas.

6. Utilizar plásticos com PVC
Outra boa maneira de provocar manchas e superfícies degradadas nas suas moedas é armazená-las em bolsas ou caixas de plástico que contenham PVC. Assim como o ácido no papel pode prejudicar as suas moedas, o subproduto químico de determinados plásticos pode danificar as moedas ao longo do tempo. Se armazenar as moedas naqueles práticos recipientes de plástico para alimentos ou em bolsas de plástico maleáveis que se utilizavam antigamente para guardar as moedas, elas acabarão por desenvolver um revestimento viscoso verde na sua superfície o que irá danificá-as permanentemente.

7. Expôr as moedas aos Elementos
Se guarda as suas moedas no sótão ou numa cave, provavelmente está a expô-las a condições extremas de temperatura e humidade que vão promover a sua oxidação. Além disso, essas condições irão degradar mais rapidamente os materiais de armazenamento (como os alvéolos, papel e papelão, embalagens plásticas, etc), onde as suas moedas estão guardadas. Para proteger melhor a sua colecção, guarde-a num local escuro e seco, com uma temperatura ambiente controlada (como um cofre ou armário próprio para as moedas.)

Subscribe | More

2 comentários:

  1. Viva!
    Antes demais parabéns pelo blog. Estas coisas dão maçada e é preciso uma grande disponibilidade. Faço votos que o mantenha sempre com o mesmo empenho. Permita-me contudo alerta-lo para uma gralha no post acima: no n.º 6 consta "6. Utilizar plásticos com PVC
    Outra boa maneira... que contenham PVC..." quando deveria constar "não contenham PVC".
    Cumprimentos e muitas felicidades para o blog

    ResponderEliminar
  2. Caro Narsélio Pereira

    Obrigado pelo seu comentário. De facto, em vez de "com" poderia utilizar "contenham", talvez até fique melhor, mas penso que vai dar ao mesmo e não altera o sentido.

    Já não posso concordar é com a introdução de "não contenham PVC" porque assim iria deturpar completamente o sentido daquilo que pretendo transmitir. Isto é, "Utilizar plásticos que contenham PVC" é uma das 7 maneiras de estragar as moedas. Se fosse "Utilizar plásticos que não contenham PVC" era uma das maneiras de preservar as moedas.

    ResponderEliminar