sexta-feira, 16 de abril de 2010

Anverso vs Reverso

Nas moedas antigas era mais fácil identificar cada um dos lados de uma moeda uma vez que o anverso é onde de encontra o busto do rei ("cara") . Hoje em dia, as moedas já não ostentam retratos e muita gente têm dificuldade em identificar correctamente cada um dos lados de uma moeda.

O anverso é a página principal da moeda, onde está o tipo ou letreiro mais importante, como a figura de um chefe de estado, a personificação de uma nação, uma divindade.

Na ausência do retrato, considera-se que o anverso de uma moeda é o lado onde se encontra a designação do país e/ou o escudo nacional. Nas moedas comemorativas portuguesas, o anverso apresenta sempre a designação República Portuguesa ou Portugal e o escudo nacional.

No reverso aparece sempre o desenho alusivo ao evento comemorado, com excepção das moedas de 2 € em que o desenho aparece no anverso. Nas moedas da monarquia, o anverso é o lado da moeda onde surge o busto do rei e, na sua ausência, as armas do reino.

A excepção à regra é a moeda de 20$ de 1966 - Ponte Salazar e a moeda comemorativa do 5 de Outubro de 1910, em que o desenho do evento surge no anverso e o escudo nacional no reverso.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário