terça-feira, 6 de abril de 2010

Aprenda a ser um numismata

A numismática é uma ciência que engloba múltiplas disciplinas, todas elas contribuindo para o estudo das moedas. Quem procura dedicar-se à numismática de uma forma mais aprofundada tem de se empenhar a compreender diversas áreas do saber para estudar as moedas. As fontes do conhecimento disponíveis são inúmeras e com paciência e persistência, o numismata irá gradualmente tomando maior consciência de todo este manancial de informação.

Cabe ao numismata analisar as moedas por diferentes métodos procurando nelas diferentes informações. Durante esse processo o numismata faz uso dos conhecimentos adquiridos através de outras disciplinas como a história, a simbologia, a epigrafia, a heráldica, a geografia, a economia, a metalurgia e a evolução nas artes, entre outros campos que podem ser abordados.

A numismática clássica divide-se em duas partes distintas: a teórica, que estuda a nomenclatura numismática e os métodos de classificação e conservação das moedas e a histórica, que estuda o desenvolvimento da moeda nas diferentes partes do mundo ou de uma região específica, promovendo também a classificação das suas emissões.

A numismática socorre-se de diversas áreas do conhecimento para estudar as moedas, procurando identificá-las e situá-las no tempo. Porém na actualidade a moeda tornou-se também um documento histórico, sendo utilizada como fonte de dados para pesquisas, pois uma moeda pode facilmente fornecer dados sobre o povo que a cunhou, como a sua forma de governo, a língua, a religião, a forma como comercializavam, a situação da economia e até mesmo grau de sofisticação dos povos – através da análise do método de cunhagem – e por isso a numismática tem um papel cada vez maior no estudo da história dos povos.

Distingue-se numismática do coleccionismo uma vez que a primeira trata do estudo das moedas, ao passo que o coleccionismo está mais relacionado à posse das moedas. O uso do termo numismática como sinonimo de coleccionismo está relacionado ao facto de muitos estudiosos também possuírem colecções particulares, e de coleccionadores também efectuarem pesquisas sobre as suas moedas.

Como vemos, é grande a necessidade de conhecimentos, mas também é vasta a oferta: livros, revistas, catálogos, associações de numismática, feiras, exposições, museus, internet, fóruns e coleccionadores experientes são tudo formas de obter conhecimento e desenvolver adequadamente a sua colecção de moedas . Não pare de procurar informação pois nunca saberá tudo, especialmente se estiver disposto a aprender.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário