segunda-feira, 5 de abril de 2010

Como guardar as moedas

Um armazenamento cuidado é indispensável para garantir um bom estado de conservação das suas moedas. Existem vários artigos disponíveis no mercado desde álbuns a armários. Todos eles são adequados, embora uns permitam uma melhor exibição da sua colecção do que outros. A escolha depende apenas do valor que se está disposto a investir. As condições ambientais são também um factor importante e que deve ter em conta. Procure guardar as suas moedas num local com uma temperatura e humidade adequadas.

Álbuns, armários e tabuleiros
Entre os artigos indicados para guardar as suas moedas encontram-se os álbuns e os armários. Os álbuns são os mais baratos e ocupam pouco espaço. Podem ser adquiridas folhas com bolsas de diversas medidas, consoante o tamanho das moedas. Contudo é preciso ter muita atenção para não comprar folhas que contenham PVC porque este material reage quimicamente com as moedas e provoca a formação de uma camada esverdeada em pegajosa na superfície da moeda.


Aconselho a não colocar nunca as moedas em contacto directo com o plástico, seja ele de que composição química for. Guarde sempre as moedas em alvéolos e estes em folhas com as medidas adequadas para os mesmos. Consoante o tamanho dos álbuns pode encontrar folhas de 3x4, com capacidade para 12 alvéolos e de 4x5, com capacidade para 20 alvéolos.

Os álbuns, quando arrumados ao alto, têm o inconveniente de as folhas se curvarem com o peso das moedas. Por isso, deve arrumá-los deitados e se tiver vários, poderá empilhá-los uns em cima dos outros.

Por outro lado temos os armários, que poderão ser de madeira ou de acrílico e são mais dispendiosos do que os álbuns. Se optar pelos de madeira escolha os que utilizem o castanheiro ou o mogno seco ao ar livre. Outras madeiras que sejam resinosas podem reagir quimicamente com as moedas e provocar o seu escurecimento.

Os armários são constituídos por várias gavetas forradas a veludo, que têm cavidades de diferentes tamanhos e formatos permitindo guardar as moedas em alvéolos, cápsulas ou apenas a moeda.

Pessoalmente penso que a melhor solução para armazenar as suas moedas comemorativas são os tabuleiros em acrílico. À semelhança das gavetas dos móveis de madeira as suas cavidades têm também uma multiplicidade de tamanhos e formatos. Têm ainda a vantagem de poderem ser adquiridos individualmente, conforme as nossas necessidades, e têm um sistema de encaixe que lhes permite serem empilhados e formarem um armário do tamanho que se pretender. São muito práticos e não ocupam demasiado espaço. Sendo de acrílico transparente podem ser facilmente utilizados em exposições e mostruários. Agora que temos a nossa colecção devidamente arrumada vamos ver quais são as condições ambientais mais adequadas.

Temperatura e humidade
O local onde guarda as suas moedas deve ter, tanto quanto possível, uma temperatura e humidade médias. Evite colocá-las em espaços demasiadamente húmidos.

Para combater a humidade atmosférica é aconselhável colocar saquetas de cristais de sílica junto dos álbuns ou dos armários onde guarda as suas moedas. Os cristais da sílica absorvem a humidade e mudam a cor de azul para rosa e podem ser reciclados secando-os no microondas.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário