sexta-feira, 2 de abril de 2010

Como começar a sua colecção

Encontrou umas moedas esquecidas no fundo de uma gaveta ou chegaram-lhe às mãos umas moedas comemorativas que lhe ofereceram? Recebeu de herança ou vieram nos trocos? Decidiu então que eram umas moedas interessantes e quer começar a coleccionar moedas comemorativas? Então veio ao local certo. Ao longo deste artigo vamos procurar transmitir-lhe algumas noções básicas de como iniciar a sua colecção de moedas comemorativas portuguesas.

As moedas comemorativas são especiais uma vez que são objecto de uma emissão própria direccionada principalmente a coleccionadores. Raras vezes as encontramos no dia-a-dia porque, apesar de terem curso legal e poder liberatório, não têm como finalidade última a circulação normal.

Comemoram eventos, efemérides ou a evocação de personalidades da mais alta relevância, nacional ou internacional. O seu estudo mais aprofundado permite-nos conhecer não só a moeda em si, mas também a sua história e a do evento comemorado.

Coleccionar moedas não é apenas o acto de as juntar e guardar. As moedas devem ser apreciadas pela sua beleza estética e, principalmente, devem ser objecto de estudo. Aqui ficam algumas ideias de como iniciar a sua colecção, dos conhecimentos que deve procurar obter, do material que deve adquirir, de como organizar a sua colecção e como comprar moedas.

Obtenha conhecimentos

No início as coisas poderão parecer um pouco difíceis porque os seus conhecimentos são limitados ou mesmo inexistentes. Não se preocupe. Com o tempo vai adquiri-los e com eles a experiência necessária para se sentir à vontade e dominar esta matéria. Pode enriquecer os seus conhecimentos através da participação em fóruns, pela leitura de livros e assinatura de revistas, tornando-se sócio de Associações de Numismática, falando com amigos que partilhem o mesmo gosto pela numismática e também com outros coleccionadores experientes discutindo com eles as suas dúvidas, visitando museus e pesquisando na internet. Vamos agora ver qual o material de que necessitamos.

Aquisição de material

Para iniciar a sua colecção, para além das moedas, vai precisar de adquirir um mínimo de material de trabalho: alvéolos, um álbum, uma lupa e um catálogo. Este material é indispensável para o início da sua colecção e pode ser adquirido nas lojas de numismática ou através da internet. Agora já está pronto para começar a organizar a sua colecção.



Organizar a colecção

Uma colecção deve estar organizada. As moedas devem estar protegidas em alvéolos e arrumadas num álbum, de acordo com uma determinada metodologia. Pode organizar a sua colecção por datas, por séries, por tipo de metal ou valores faciais. As moedas devem ser identificadas, catalogadas e registadas antes de serem armazenadas. Deve colocar as moedas dentro dos alvéolos e estes dentro das folhas do álbum, de acordo com a metodologia que escolheu. A organização da colecção também deve passar pelo registo das moedas utilizando para o efeito um registo manual, uma folha de cálculo ou mesmo um programa informático. E eis que chegou a hora de começar a comprar moedas.

Comprar moedas

Depois disto é só começar a aumentar a sua colecção com a aquisição de novos exemplares. Consulte o catálogo, veja os preços de referência e decida por onde começar a adquirir: pelas mais recentes, pelas que mais gosta, pelas mais baratas, etc. Pesquise e compare preços nos vários locais que comercializam moedas. Consulte as lojas de numismática, veja os leilões na internet ou procure nas feiras de numismática que existem por esse país fora.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário