domingo, 11 de abril de 2010

Estados de conservação das moedas

O estado de conservação de uma moeda é o que vai definir o seu valor para a compra ou a venda e motivam uma diferença substancial de preços entre moedas similares. O estado de conservação é no fundo uma escala que classifica o grau de desgaste de uma moeda, incluindo outros factores tais como mossas e riscos.

Determinar o estado de conservação de uma moeda não é uma tarefa simples, requer conhecimento e, essencialmente, muita prática. De uma forma simples, podemos dizer que se uma moeda nunca circulou, isto é, uma moeda completamente nova, o seu estado de conservação poderá oscilar entre Soberba e Bela. Se a moeda tiver pouca circulação estará entre Bela e Muito Bem Conservada. Por outro lado, se se trata de uma moeda circulada, a avaliação situa-se entre Bem Conservada e Mal Conservada.

FDC (Flor de Cunho), PROOF (Prova numismática) e BNC (Brilhante Não Circulada), não são estados de conservação, contrariamente ao que muitos afirmam, mas tipos de fabrico de moedas recorrendo a técnicas e cunhos especiais. Cada país tem a sua terminologia que difere, essencialmente, nos nomes atribuídos. Os estados de conservação que aqui apresentamos são os que se utilizam em Portugal e são consensualmente aceites. Para classificar uma moeda deve analisá-la como um todo e avaliar o grau de desgaste, as mossas, os riscos, as manchas, a corrosão, etc. Se tiver inicialmente algumas dificuldades em classificar as suas moedas, consulte os fóruns e analise a forma como os outros numismatas as classificam. Poste uma imagem da sua moeda e peça ajuda. Vai ver que terá certamente terá uma resposta.

SOB – Soberba
Moeda que nunca circulou. Moeda que ainda possuí algum brilho original do balancé e simultaneamente pode apresentar pátina, completa e uniforme, mas mostrando-se isenta de manchas, riscos ou mossas quando vista à lupa. Pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.

BELA
Moeda que aparenta não ter circulado, com pátina uniforme cobrindo-a totalmente, e não mostrando a olho nu qualquer defeito ou desgaste.

MBC – Muito Bem Conservada
Moeda pouco circulada. Superfícies mais elevadas da gravura com ligeiros sinais de desgaste. Mostra todo o seu campo, serrilha ou rebordo e legendas sem mossas nem riscos.

BC – Bem Conservada
Moeda circulada. Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os pormenores bem visíveis, incluindo a legenda e data. Pode apresentar mossas e riscos.

REG - Regular
Moeda circulada. Moeda com grande desgaste ou corrosão, mostrando as legendas ou datas com algumas obliterações, todavia não apresentando dúvidas quanto às suas características.

MC – Mal Conservada
Moeda circulada. Moeda muitíssimo gasta ou corroída, com obliterações nas suas legendas e datas que a tornam bastante ilegível, todavia não dando lugar a grandes dúvidas na sua identificação.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário