quinta-feira, 8 de abril de 2010

Moedas com erro - 100$ UNICEF

O único erro até agora detectado nas moedas comemorativas portuguesas aconteceu em 1999 com a moeda de 100$00 dos 50 Anos da UNICEF. No anverso, na legenda que envolvia o escudo nacional, em vez de “República PORTUGUESA” foi cunhado “República PORTUGUSA”.
O erro, ao que parece, ficou a dever-se à utilização de um novo programa informático que faz a transposição da matriz da moeda para o cunho. Embora os técnicos da INCM tenham sido minuciosos no controlo de todas as características físicas da moeda, esqueceram-se de rever o texto. Só quando as moedas já estavam a circular junto dos bancos comerciais se soube que, em vez de «República Portuguesa», o que estava escrito era «República Portugusa».

O Banco Portugal mandou de imediato retirar de circulação os exemplares que ainda não tinham entrado no sistema mas, das 500.000 moedas emitidas, só conseguiu recolher cerca de 100.000. Acabaram por ser emitidas mais moedas com erro do que sem erro, ou seja 180.000 exemplares contra 140.000.

Quando esta notícia chegou aos meios numismáticos, o excesso de entusiasmo fez com que o valor da moeda chegasse a multiplicar por 100 o seu valor facial, chegando mesmo a ser transaccionada por cerca de 50 euros. Passada a euforia, podemos encontrar hoje estas moedas a um valor de cerca de 5 euros.

É caso para dizermos que nem a errar somos bons. A moeda com erro teve uma cunhagem superior à que não teve e como consequência a sua valorização foi nula. Esta moeda acabou por ser apenas mais uma, uma curiosidade numismática, um tipo diferente.

Subscribe | More

6 comentários:

  1. Sobre o assunto em referência, não houve uma moeda que tinhado cunhado republica portugusa ao invés de republica portuguesa?

    ResponderEliminar
  2. Mas há outra moeda comemorativa com erro que aqui não vem mencionado.(JMFS).

    ResponderEliminar
  3. Caro José Valério,

    Estava a tentar encontrar informação sobre esta moeda no seu site, mas não encontrei.

    Só encontrei para a de 200$
    (http://moedas-comemorativas.blogspot.pt/2010/10/unicef-para-as-criancas-de-todo-o-mundo.html)

    Aproveito para dar os parabéns pelo seu site.

    Gostei de tal maneira que irei encomendar o seu livro entretanto.

    Cumprimentos,
    Ryan

    ResponderEliminar
  4. Agradeço desde já os seus comentários sobre o site e sobre a aquisição do livro, da qual não se irá arrepender.

    Para consultar o catálogo de todas as moedas aceda a este link: http://moedas-comemorativas.blogspot.pt/p/inventario.html

    Quanto à moeda em questão poderá encontrar mais informações neste link: http://moedas-comemorativas.blogspot.pt/2010/08/50-aniversario-da-unicef.html

    ResponderEliminar