terça-feira, 27 de abril de 2010

O Busto

São várias as posições em que um busto aparece representado nas moedas e, por vezes, pode surgir a dúvida em como descrevê-las. A descrição da posição de um busto deve ser feita tendo por base a perspectiva do observador. Quando olhamos para a moeda, se o busto estiver virado para a nossa esquerda, então diz-se que está voltado para a esquerda; se estiver voltado para a nossa direita, diz que está voltado para a direita. Existem ainda outras posições para além destas. Aqui fica uma explicação simples de como deve ser interpretada correctamente a posição do busto ou efígie nas moedas.

O busto é a representação da parte do corpo acima da cintura. O busto ou efígie é um retrato que representa imperadores, reis, divindades, nações personificadas, etc. e surge frequentemente nas moedas.

O busto pode estar voltado para a esquerda, como na Barbuda de D. Fernando I, para a direita, o da Amália na moeda o Fado, ou de frente, caso da moeda do Centenário do Escutismo Mundial.

Quando há dois bustos e estão voltados na mesma direcção lateral, dizem-se conjugados, como nas moedas da série do 4º Centenário da Descoberta da Índia; quando a direcção é contrária, dizem-se opostos; quando olham um para o outro, dizem-se de frente, ou convergentes, por exemplo, na moeda do Centenário das Expedições Oceanográficas. O que se diz dos bustos diz-se das cabeças. Na moeda do 100.º Aniversário do sufrágio universal directo, da Finlândia, há duas cabeças postas ao invés, ou inversas.

Nas moedas há geralmente só um busto ou cabeça (com ou sem pescoço), mas pode haver mais e também há figuras de pé, como na Batalha de Aljubarrota, sentadas, caso do justo de D. João II e a cavalo, nos morabitinos da 1ª dinastia.

Barbuda de D. Fernando I
Busto voltado à esquerda
O Fado
Busto voltado à direita
Centenário do
Escutismo Mundial

Busto de frente
4.º Centenário da
Descoberta da Índia

Bustos conjugados voltados à esquerda
Bustos opostos Centenário das Expedições Oceanográficas
Bustos de frente ou convergentes
Henrique, o navegador
Busto três quartos à direita
8º Centenário do
Nascimento de Santo António

Busto três quartos à esquerda
Fragata D. Fernando II e Glória
Bustos convergentes a três quartos
100.º Aniversário do sufrágio universal directo (Finlândia)
Bustos inversos
Batalha de Aljubarrota
Figura de pé
Justo de D. João II
Figura sentada
Morabitino
Figura a cavalo

imagens: www.incm.pt, www.ebc.int, www.moedas.org, internet

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário