domingo, 23 de maio de 2010

Como detectar moedas de Euro falsas

As moedas genuínas são produzidas nas casas da moeda com base na utilização de máquinas construídas especificamente para o efeito, em que o elevado nível tecnológico e as rigorosas especificações asseguram a produção contínua de moedas de elevada qualidade e com características distintivas. Se uma moeda não tiver qualquer destas características, pode considerar-se suspeita e requererá uma análise mais aprofundada. Para analisar uma moeda, não há necessidade de utilizar equipamentos sofisticados: é apenas necessário um íman, uma lupa e uma folha de papel.

Para verificar a autenticidade de uma moeda metálica deve recorrer à metodologia “análise por comparação”, que permite o despiste da esmagadora maioria das moedas contrafeitas. Quando existirem suspeitas sobre a genuinidade das moedas de euro, a sua avaliação deve ser feita do seguinte modo:

* Comparar a moeda com uma da mesma denominação e mesma face nacional comprovadamente genuína;
* Procurar diferenças e nunca semelhanças;
* Analisar a presença dos elementos de segurança. Nunca basear a análise apenas num elemento de segurança.

Nem todas as contrafacções apresentam as mesmas características e irregularidades. Os resultados da análise da moeda podem não ser conclusivos, uma vez que se pode estar na presença de:

* uma moeda deteriorada em resultado do seu uso excessivo em circulação ou por acção deliberada através de por meios mecânicos, químicos ou outros;
* uma contrafacção com um elevado índice de perigosidade, quer pelo rigor da cunhagem quer pela matéria-prima utilizada.

Se tiver dúvidas sobre a genuinidade de uma moeda suspeita, deverá remetê-la ao Centro Nacional de Análise de Moeda (CNAM) do Banco de Portugal, para análise especializada.

Análise inicial da moeda

Nas moedas genuínas, o relevo do desenho contrasta fortemente com o resto da superfície da moeda. O desenho das moedas contrafeitas é frequentemente menos bem definido e executado com pouco rigor, particularmente na face nacional. A superfície da moeda poderá apresentar pequenas reentrâncias, frequentemente com irregularidades sob a forma de manchas, linhas ou entalhes. Em especial, o anel exterior (também designado “coroa”) que envolve o desenho das moedas é frequentemente pouco preciso e mal reproduzido.



Moeda genuína de 1 euro - face italianaMoeda contrafeita - defeito na coroa

O relevo de uma moeda contrafeita é normalmente demasiado plano e a superfície apresenta-se frequentemente irregular. Os desenhos na face comum e na face nacional podem surgir com distorções e sem rigor técnico.

Moeda genuína de 1 euro - face comumMoeda Contrafeita - Relevo plano e irregular

O mesmo poderá suceder nos bordos das moedas suspeitas. O serrilhado e denteado do bordo das moedas genuínas é saliente, bem definido e uniforme.

Moeda genuína alemã de 2 eurosBordos Contrafeitos - Tentativa de imitação da águia federal

O bordo de uma moeda suspeita deverá ser cuidadosamente comparado com o de uma moeda genuína, de igual denominação e face nacional.

A última característica que deve ser comparada com uma moeda genuína é a marca de cunhagem da casa da moeda (quando existente) que cunhou a moeda. A presença de uma insígnia e as características do desenho devem ser observadas. As marcas de cunhagem podem ser observadas nas faces nacionais.

Moeda genuína francesa de 2 euros
Moeda Contrafeita - Marca de cunhagem sem relevo, rigor, mal definida

Análise da cor e revestimento da moeda

Moeda genuína - circuladaMoeda contrafeita -
o revestimento da moeda
apresenta-se irregular

As contrafacções diferem frequentemente das moedas genuínas em relação à sua cor. Com efeito, as moedas contrafeitas com um banho de metal ou com um revestimento ficam em pouco tempo irregulares, tornando-se visível o metal de base de coloração diferente, o que será mais evidente nas partes mais salientes da moeda.

Teste magnético simples
As moedas de 1 e 2 euros têm propriedades magnéticas especiais devido à estrutura de três camadas da parte interna que contém níquel puro. A coroa das moedas de 1 e 2 euros e , das moedas de 10, 20 e 50 cêntimos de euro não têm quaisquer propriedades magnéticas. Consequentemente, as moedas genuínas de 1 e 2 euros reagirão fracamente a um íman.

Por seu lado, as moedas genuínas de 1, 2 e 5 cêntimos de euro, fabricadas com aço com banho de cobre, são magnéticas.

As moedas contrafeitas com aço e/ou níquel, ou que contenham componentes magnéticos, reagirão fortemente a um íman.

Se as moedas forem cunhadas em ligas sem componentes magnéticos, como é exemplo o chumbo ou o estanho, as moedas não reagirão ao íman.

Teste de escrita

Ao contrário das moedas genuínas, as moedas contrafeitas que contenham ligas de baixo ponto de fusão deixarão uma marca parecida com a de um lápis quando se raspa o bordo da moeda em papel branco.

No entanto, as moedas contrafeitas com revestimento e aquelas que são fabricadas com metais duros não deixarão essas marcas.

Teste simples à dureza
A maleabilidade de uma moeda pode ser determinada por meio de um teste de torção. As moedas genuínas não podem ser dobradas à mão.

As moedas contrafeitas fabricadas com metais macios podem ser dobradas sem grande esforço.

Subscribe | More

1 comentário: