sábado, 8 de maio de 2010

Euro - o novo desenho nas faces comuns

Na sequência do alargamento da União Europeia de 15 para 25 Estados-Membros em Maio de 2004, foi deliberada a alteração do desenho das faces comuns das moedas de 10, 20 e 50 cêntimos e de 1 e 2 euros. O novo desenho contempla o mapa da União Europeia com os novos países que aderiram em 2004 - Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa.

As moedas emitidas com o anterior desenho continuam a ter curso legal e a circular no espaço da área do euro. As moedas de 1, 2 e 5 cêntimos não sofreram qualquer alteração.

Em Portugal, o novo desenho surgiu nas moedas com a data de 2008. Contudo, nas moedas de 1 euro, por erro, foram emitidas moedas com o mapa antigo. Nesta data existem moedas com os dois mapas - o antigo e o novo. A procura de moedas com este erro por parte dos coleccionadores tem sido elevada, sendo estas moedas comercializadas actualmente a cerca de 25 euros cada. Por isso, não se esqueçam de ver os trocos todos os dias, e boa sorte.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário