sexta-feira, 14 de maio de 2010

Moedas de cunhagem especial

Para além das moedas de cunhagem normal, como são as moedas de circulação corrente - os euros e as moedas comemorativas - existe um outro tipo de cunhagem com acabamento especial que é produzido e comercializado pala Casa da Moeda portuguesa.

Embora este blog esteja vocacionado exclusivamente para moedas de cunhagem normal é importante abordar este tipo de cunhagem porque há muita gente que considera que FDC é um estado de conservação e que BNC é uma moeda corrente não circulada, o que não corresponde à verdade.

As moedas de cunhagem especial, que não se destinam à circulação, têm como destinatários principais os coleccionadores que as procuram como investimento. Existem três tipos de acabamento especial:

- Flor de cunho (FDC) - que são moedas seleccionadas pela qualidade de acabamento superficial provenientes das primeiras séries de cunhagem. Estas moedas são cunhadas sobre discos metálicos escolhidos e com cunhos novos.

- Brilhante não circulada (BNC) - são moedas que apresentam o campo e os relevos uniformemente brilhantes. Estas são cunhadas sobre discos metálicos especialmente preparados e com cunhos polidos.

- Prova numismática (Proof) - é o caso das moedas que apresentam o campo espelhado e os relevos matizados. Estas são cunhadas sobre discos metálicos especialmente preparados e com cunhos foscados e polidos.

O processo de cunhagem de moeda especial ocorre num ambiente muito cuidado, de baixos ritmos de produção, com alimentação manual de discos, sendo estes, tal como os cunhos, objecto de um tratamento específico para a qualidade que se pretende obter.

O acabamento especial pode fazer-se, quer para moeda corrente - as séries anuais de euros -, quer para a moeda de colecção comemorativa, normalmente em prata ou ouro. Estas moedas são comercializadas em embalagens especiais, onde são identificados os limites de emissão, inseridas informações sobre os acontecimentos a comemorar. Quando se trata de moeda de colecção comemorativa, são incluídas as características técnicas e visuais das moedas e um certificado de garantia numerado e autenticado.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário