domingo, 2 de maio de 2010

O escudo nacional

Um dos elementos que surgem sempre nas moedas é o escudo nacional. Fazendo parte do Brasão de Armas de Portugal, o escudo nacional pode ser descrito heraldicamente assim: de prata, com cinco escudetes de azul, postos em cruz, cada um carregado por cinco besantes de prata, postos em aspa; bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro; o escudo sobreposto a uma esfera armilar.

Quanto ao seu significado, o escudo de prata carregado de escudetes azuis besantados de prata aludem à mítica batalha de Ourique, na qual Cristo teria aparecido a D. Afonso Henriques prometendo-lhe a vitória, se adoptasse por armas as suas chagas (em número de cinco, donde os cinco escudetes); sobre a origem dos besantes, diz-se ser a representação dos trinta dinheiros pelos quais Judas vendeu Jesus aos romanos (dobrando-se o número cinco no escudete central, por forma a totalizar trinta e não vinte cinco). Outros afirmam ser a prova da soberania portuguesa face a Leão, pelo direito que assistia ao soberano de cunhar moeda própria - de que os besantes mais não são que a constatação heráldica desse facto.

A bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro representa, segundo a tradição, o antigo reino mouro do Algarve, conquistado por Afonso III em 1249; a sua origem, porém, é muito mais obscura, sendo que, por Afonso III ser colateral de Sancho II, não poder usar armas limpas - e dessa forma, para marcar a diferença face às armas do pai e do irmão, foi buscar às armas maternas (de Castela), o elemento central para o distinguir (os castelos em bordadura vermelha, tal como as armas de Castela eram um castelo de ouro sobre fundo vermelho). Para além disso, a bordadura, em certos momentos da história, já possuiu mais do que os sete castelos actuais.

Por fim, a esfera armilar de ouro, símbolo pessoal de D. Manuel I representa a expansão marítima dos Portugueses ao longo dos séculos XV e XVI. Historicamente, a associação da esfera armilar a D. Manuel deu-se aquando da sua investidura no Ducado de Beja por D. João II, em 1484, logo após o assassínio do seu irmão D. Diogo, Duque de Viseu, tendo D. João concedido a D. Manuel, por empresa a esfera armilar, e por mote a misteriosa palavra Spera (que, pela confusão entre o p e o dígrafo ph, com valor de f, acabou sendo lida como Sfera, criando um jogo de palavras entre a esfera, como representação do mundo, e a espera de D. Manuel para alcançar um trono ao qual nunca havia pensado chegar).

Subscribe | More

2 comentários:

  1. Tenho varias moedas antigas comemorativas da republica e da monarquia gostaria de conhecer os valores das mesmas tenho tao bem algumas notas portuguesas e estrangeiras asim como moedas de varios estados da comunidade o meu mail amov_7@hotmail.com Alfredo Valerio obrigado pelas informaçoes

    ResponderEliminar
  2. Para saber o valor das moedas e das notas aconselho a compra de um catálogo.
    Para ter uma ideia dos valores das moedas da república (1910-2001) consulte www .moeda.org
    Para saber os valores das moedas estrangeiras consulte este tópico do Fórum de Numismática e faça o download dos catálogos:
    http://forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=48&t=44954

    ResponderEliminar