terça-feira, 4 de maio de 2010

Técnicas de detecção de moedas de euro suspeitas

As moedas de euro são produzidas com rigorosas especificações técnicas e incorporam características de alta segurança sendo, no entanto, objecto de uma indesejável atenção por parte dos contrafactores.

O utilizador de numerário, quando está na presença de uma moeda de euro suspeita de contrafacção, deverá verificar a presença das características de segurança, utilizando para o efeito a metodologia TOCAR-OBSERVAR-VERIFICAR. Esta metodologia poderá ser realizada com o auxílio de uma pequena lupa para análise da superfície em relevo e do bordo, e de um pequeno íman para verificação da presença das propriedades magnéticas. Caso subsista a suspeita de contrafacção, deverá ser realizada uma comparação com uma moeda genuína, da mesma face nacional e denominação, procurando diferenças e nunca semelhanças.

Em seguida apresenta-se um exemplo de análise por comparação, entre uma moeda suspeita e uma moeda genuína.

Bordo
Compare sempre o serrilhado e as inscrições, quando presentes.

Relevo

Na moeda genuina, o relevo do desenho contrasta fortemente com o resto da superfície da moeda. No exemplo, verificam-se diversas irregularidades.

Propriedades magnéticas
Com recurso a um pequeno iman, verifique o comportamento das propriedades magnéticas. Na moeda genuina as propriedades magnéticas variam em função da denominação: as moedas de 1 e 2 euros são ligeiramente magnéticas no núcleo, as moedas de 50, 20 e 10 centimos não são magnéticas e as moedas de 5, 2 e 1 cêncitmo são fortemente magnéticas. Algumas contrafacções apresentam propriedades magnéticas muito diferentes das moedas genuinas.

Fonte: Banco de Portugal

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário