sábado, 12 de junho de 2010

Encontro de Dois Mundos

Portugal está directamente envolvido nas comemorações internacionais do 5º Centenário do Descobrimento Europeu da América em 1992, participando igualmente na Exposição Universal de Sevilha, cujo tema “A Era dos Descobrimentos”, irá contribuir para realçar o papel pioneiro de Portugal no encontro entre mundos, no contacto de civilizações e na interpretação de culturas resultantes da expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI.

Julga-se da maior oportunidade a participação de Portugal numa série internacional de moedas comemorativas, em conjunto com vários países do continente americano e a Espanha, alusivas ao “Encontro de Dois Mundos”, por ocasião do 5º Centenário do Descobrimento Europeu da América.
Série: I Série Ibero-Americana – Encontro de Dois Mundos
Ano: 1991
Valor Facial: 1.000 escudos
Metal: prata 500 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 40 mm
Peso: 27 g +/- 1%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 350.000
Escultor: Isabel Carriço e Fernando Branco
Legislação: Decreto-Lei nº 449/91, de 30 de Novembro

A/: Apresenta, no centro do campo, as armas nacionais de Portugal circundadas pela legenda “República Portuguesa. 1000 Esc.” entre duas circunferências, orladas pelas armas nacionais dos restantes países participantes nesta série internacional, respectivamente Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela.

R/: Apresenta, no centro do campo, limitado por uma cercadura lisa, a figuração de uma caravela portuguesa de dois mastros, do lado direito uma representação cartográfica quinhentista do mapa da Europa e da África, parcialmente encoberta pelo pano da caravela, do lado esquerdo idêntica representação do novo mundo americano, com o mapa do Brasil sobreposto à proa da caravela, e na orla, a legenda “Encontro de Dois Mundos”, na metade superior, e as eras “1492-1992” entre cruzes de Cristo, na metade inferior.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário