domingo, 13 de junho de 2010

A maior moeda de ouro do mundo vai a leilão

Em 25 de Junho de 2010, a maior moeda de ouro do mundo, uma "Maple Leaf" de $1.000.000 canadenses de 2007 deve ser leiloada no Dorotheum em Viena.

Essa moeda quebra todos os recordes: Ela pesa uns desconcertantes 100 quilogramas e mede 53 cm de diâmetro. Mas o aspecto mais notável dessa impressionante moeda, que nunca pôde ser levantada por dois homens, é que ela é feita exclusivamente do mais puro, fino e refinado ouro: ouro 999,99/1000.

A moeda recordista mundial, que também está listada na actual edição do Guinness Book of Records, traz a imagem de Elisabeth II, o maior retrato da Rainha em ouro sólido. O verso mostra três folhas de plátano, o símbolo nacional do Canadá, onde a moeda foi cunhada. O valor de face de $1 milhão é muito abaixo do preço do ouro. O preço do lance inicial será baseado na cotação do ouro no dia.

Essa gigantesca Folha de Plátano estava emprestada ao 'Munzkabinett' do Kunsthistorisches Museum em Viena, que contém uma das maiores colecções numismáticas do mundo. A impressionante moeda foi agora confiada ao Dorotheum. O Dorotheum, a maior casa de leilões na Europa central tem realizado importantes leilões de moedas com moedas históricas há mais de 200 anos. De modo apropriado, a moeda de alto quilate terá o martelo batido em um leilão diamante.




Actualização

A maior moeda de ouro do mundo foi leiloada por 3,27 milhões. A moeda, que pesa 100kg e tem 53 centímetros de diâmetro, foi vendida pela casa de leilões Dorotheum por 3,27 milhões de euros, na Áustria.

Pela taxa actual do outro, a moeda valeria 3,23 milhões de euros em metal precioso. A onça de ouro, em Londres, bateu um novo recorde no passado dia 21 de Junho, ao chegar aos 1.265,30 dólares.

O metal já valorizou 14% este ano, com os investidores à procura da segurança que não encontram nos mercados accionistas, ensombrados pela crise de dívida europeia.
A procura por moedas de ouro está a superar a oferta e a fazer subir o preço do metal.

"Enquanto os banco continuarem a imprimir quantidades enormes de dinheiro, em papel, nós continuamos a acreditar que o ouro é um óptimo investimento", disse um dos responsáveis da Oro Direct Sales, a negociante que levou a moeda a leilão.

Fonte:
Diário Econónico on-line - economico.sapo.pt

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário