terça-feira, 29 de junho de 2010

Moeda falsa detectada no 1.º quadrimestre de 2010

Durante o 1º quadrimestre de 2010 foram retiradas da circulação em Portugal 1.075 moedas de euro contrafeitas. A moeda de 2 euros continua a ser, inegavelmente, a mais contrafeita (tendência idêntica à evolução europeia) representando cerca de 70% das contrafacções de moeda apreendidas em Portugal.

No período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Abril foram retiradas de circulação as seguintes moedas contrafeitas: 757 moedas de 2 euros, 83 de 1 euro e 235 de 50 cêntimos.

Receber uma moeda contrafeita como se de uma moeda genuína se tratasse, significa perder o seu valor, pelo que é de extrema importância que todos os cidadãos se protejam contra o crime de contrafacção conhecendo as características de segurança da moeda para que, aquando do momento da sua recepção, possam proceder à verificação da sua genuinidade.

No caso de se suspeitar da genuinidade de uma moeda, dever-se-á comparar essa moeda com outra da mesma denominação e face nacional, em que haja certeza de ser genuína, procurando sempre diferenças e nunca semelhanças.

Fonte:
Banco de Portugal, Boletim Notas e Moedas, Maio 2010

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário