terça-feira, 6 de julho de 2010

125.º Aniversário da Fundação do Banco de Portugal

Série: Cabralinas
Ano: 1972
Valor Facial:
Metal: prata 650 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 34 mm
Peso: 18 g +/- 5 º/oo
Bordo: liso com a inscrição "CXXV ANIVERSÁRIO DO BANCO DE PORTUGAL"
Eixo: horizontal
Tiragem: 500.000
Escultor: Marcelino Norte de Almeida, sobre desenho de João Abel Manta
Legislação: Decreto-Lei n.º 134/72, de 28 de Abril

A/: "República Portuguesa" e valor facial. Ao centro, uma estilização das quinas nacionais sobre aa esfera armilar.

R/: "Banco de Portugal 1846-1971". Ao centro, uma árvore. Lateralmente os nomes dos autores, J.A. Manta, del. e M. Norte scvl.

Por proposta do Conselho Geral do Banco de Portugal, foi submetido ao Governo um projecto de emissão de uma moeda comemorativa de 125.º aniversário da fundação daquela instituição (1846/1971), sugestão aprovada por despacho do Ministério das Finanças, em 3 de Abril de 1971, vindo só a concretizar-se em meados de 1972.

Os desenhos da nova moeda foram da autoria do arquitecto João Abel Manta, que apresentou o seu projecto com uma interessante memória descritiva:

"Com o intuito de um certo retorno a uma tradição seiscentista, pretende-se uma moeda com bastante densidade escultória, sobretudo na zona caligráfica.

Numa face a legenda "República Portuguesa 50$00", envolvendo uma interpretação sem grande fuga histórica das cinco quinas, sobre uma esfera armilar. Na outra face a legenda "Banco de Portugal" 1846-1971 envolvendo uma estilização de uma árvore sobre a qual a legenda Banco de Portugal funciona como uma sugestão de folhagem.

O símbolo de uma árvore de certo porte em crescimento pareceu adequado para um Banco de importantes tradições históricas, mas actualizado".


Banco de Portugal

Entidade bancária estatal responsável pela emissão de moeda e por um conjunto de intervenções reguladoras da economia. Os seus responsáveis máximos são nomeados pelo Governo.

O Banco de Portugal surgiu na sequência da criação, em 1821, do Banco de Lisboa. Esta instituição concedia crédito e aceitava depósitos, exercendo tais funções em regime de exclusividade até 1835, altura em que passou a partilhá-las com o Banco Comercial do Porto.

Em 1846, o Banco de Lisboa juntou-se à Companhia Confiança Nacional formando o Banco de Portugal. Só em 1891 passou a ter a exclusividade da emissão de moeda.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010 - www.infopedia.pt
TRIGUEIROS, António Miguel, "Moedas Comemorativas de Portugal" in Revista Petrovisão n.º 31 - Outubro 1985

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário