segunda-feira, 26 de julho de 2010

FAO - Dia Mundial da Alimentação

Desde 1974 que a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) institui o dia 16 de Outubro para ser comemorado como o "Dia Mundial da Alimentação". Tal acto tem por finalidade chamar a atenção de todos os países membros para a degradação que, neste domínio, existe no Mundo.

De facto, mais de 500 milhões de seres humanos padecendo de mal-nutrição e milhares de outros morrendo diariamente de fome são situações de tal modo angustiantes que tudo o que se faça para alertar a consciência individual dos povos é pouco para tão grande flagelo que assola a Humanidade.

Em Portugal, as comemorações destinadas a assinalar o dia 16 de Outubro de 1983 incluíram diversas acções, entre as quais a provisão do lançamento de uma colecção de moedas comemorativas.

Ano: 1983
Valor facial: 2 escudos e 50 centavos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 20 mm
Peso: 3,5 g +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 950.000
Escultor: A/: Marcelino Norte de Almeida; R/: Euclides Vaz
Legislação: Decreto-Lei n.º 127/84, de 26 de Abril

A/: apresenta, no centro do campo, o escudo das armas nacionais, orlado na parte superior da legenda "República Portuguesa" e na parte inferior pela inscrição do valor facial de 2$50, em algarismos.

R/: contém, no lado esquerdo do campo, uma maçaroca de milho, meia desfolhada, e, no lado direito e ao centro, em 2 linhas, as iniciais FAO e a era de 1983.

Ano: 1983
Valor facial: 5 escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 24,5 mm
Peso: 7 g +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 950.000
Escultor: A/: Marcelino Norte de Almeida; R/: Euclides Vaz
Legislação: Decreto-Lei n.º 127/84, de 26 de Abril

A/: apresenta, no centro do campo, o escudo das armas nacionais, orlado na parte superior da legenda "República Portuguesa" e na parte inferior pela inscrição do valor facial de 5$00, em algarismos.

R/: ostenta a legenda circular "Dia Mundial da Alimentação", na orla superior do campo, e, na orla inferior, "16 de Outubro de 1983"; no centro do campo apresenta a imagem lateral de uma vaca, encimada pelas iniciais FAO.

Ano: 1983
Valor facial: 25 escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 28,5 mm
Peso: 11 g +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 950.000
Escultor: A/: Marcelino Norte de Almeida; R/: Euclides Vaz
Legislação: Decreto-Lei n.º 127/84, de 26 de Abril

A/: apresenta, no centro do campo, o escudo das armas nacionais, orlado na parte superior da legenda "República Portuguesa" e na parte inferior pela inscrição do valor facial de 25$00, em algarismos.

R/: apresenta, na orla superior direita da face, a legenda circular "Alimentos para todos"; o centro do campo é preenchido, na parte inferior e estendendo-se da esquerda para a direita, com a figuração de um peixe em forma curva, encimado, à esquerda, pelas iniciais FAO e pela era de 1983.

FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação

Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, sigla de Food and Agriculture Organization; também ONUAA, sigla de Organisation des Nations Unies pour l’alimentation et l’agriculture) é uma organização das Nações Unidas cujo objectivo declarado é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural.

Para isso, realiza programas de melhoria da eficiência na produção, elaboração, comercialização e distribuição de alimentos e produtos agropecuários de granjas, bosques e pescarias.

Também é missão deste organismo preparar as nações em desenvolvimento para fazer frente a situações de emergência alimentar. Em certos casos, também presta socorro a populações famélicas.

Promove investimentos na agricultura, o aperfeiçoamento da produção agrícola e da criação de gado e a transferência de tecnologia aos países em desenvolvimento. Também fomenta a conservação dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento da pesca, piscicultura e as fontes de energia renováveis.

De acordo com a própria FAO, suas principais actividades são:

* Desenvolver assistência para países subdesenvolvidos
* Informação sobre nutrição, comida, agricultura, florestação e pesca
* Aconselhamento a governos
* Servir como um fórum neutro para discutir e formular políticas nos principais assuntos relacionados a agricultura e alimentação

A FAO foi fundada a 16 de Outubro de 1945, em Quebeque, Canadá. Desde 1951, sua sede está em Roma, Itália. Em 2000, tinha 181 membros (180 países e a União Europeia).

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de Outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objectivo do Dia Mundial da Alimentação é consciencializar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.

Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam activamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as actividades.

Bibliografia
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Wikipédia, a enciclopédia livre - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário