quarta-feira, 7 de julho de 2010

IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas"

Série: Cabralinas
Ano: 1972
Valor Facial: 50 escudos
Metal: prata 650 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 34 mm
Peso: 18 g
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 1.000.000
Escultor: Marcelino Norte de Almeida
Legislação: Decreto-Lei n.º 399/72, de 24 de Outubro

A/: Tem, na orla, a legenda "IV CENTENÁRIO DA PUBLICAÇÃO DE 'OS LUSÍADAS'",. Ao centro, uma figura alada sobre uma lira simbólica, sustendo na mão direita, como atributo próprio, uma pena, e na mão esquerda uma coroa de louros, Ladeando a figura as duas datas comemorativas de 1572 e 1972.

R/: apresenta, ao centro, o livro OS Lusíadas, sobre as cinco quinas, sendo os intervalos decorados com ornamentação renascentista, e contendo a orla a legenda "República Portuguesa" e o valor "50 escudos" entre florões.

A emissão desta moeda foi aprovada em Novembro de 1971, sob proposta da Comissão Executiva das comemorações do 4.º Centenário da publicação de "Os Lusíadas" (1572-1972), vindo a ser emitida só nos finais de 1972.

Com esculturas de Mestre Norte de Almeida, chefe da secção de gravura numismática da Casa da Moeda, constitui um caso muito especial na numismática mundial: é a única moeda conhecida que homenagea uma obra literária, um poema.

E de tal forma o faz, que "Os Lusíadas" aparecem retratados sobrepondo-se a quatro quinas com as pontas viradas para dentro, como que representando a confluência da lusa alma nacional ma imortal obra do Épico.

Os Lusíadas

Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.

A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rítmico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
wikipédia - pt.wikipedia.org
TRIGUEIROS, António Miguel, "Moedas Comemorativas de Portugal" in Revista Petrovisão n.º 31 - Outubro 1985

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário