sábado, 3 de julho de 2010

V Centenário do Nascimento de Pedro Álvares Cabral

Série: Cabralinas
Ano: 1968 (emitida em 1969)
Valor Facial: 50 escudos
Metal: prata 650 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 34 mm
Peso: 18 g +/- 5 º/oo
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 1.000.000
Escultor: Marcelino Norte de Almeida
Legislação: Decreto-Lei nº 49.001, de 10 de Maio de 1969

A/: "República Portuguesa" e valor facial, separados por uma cruz de Cristo entre dois florões. Ao centro, o escudo nacional coroado, de recorte manuelino.

R/: "V Centenário do Nascimento de Pedro Álvares Cabral - 1968". Ao centro, o busto de Pedro Álvares Cabral, à direita, de barba, capacete e paludamento, circundado por um ornato de estilo manuelino. Na truncatura do ombro, o nome do escultor M. Norte.

Não deixa de ser interessante registar ter sido da iniciativa de um grande coleccionador e numismata que primeiro chegou ao Ministério das Finanças a sugestão da emissão de uma moeda alusiva ao Centenário de Pedro Álvares Cabral, com o valor facial de 50$00.

De facto, data de 17 de Novembro de 1968 a carta enviada pelo saudoso numismata José Oliveira de Sousa Nunes ao Ministro das Finanças, dr. João Dias Rosas, contendo aquela sugestão. Contudo e curiosamente, não seria essa a causa imediata da autorização ministerial dessa emissão, cujo despacho, de 4 de Dezembro aparece exarado sobre um ofício de 20 de Novembro, enviado pelo director da Casa da Moeda, eng. Abel Tavares Fernandes e contendo idêntica sugestão.

Coincidência ou convergência de iniciativas, quem sabe, estiveram assim na origem da criação da primeira moeda da série "Cabralina", que tão grande influência viria a ter no incremento e na popularidade do coleccionismo numismático em Portugal.

Obtida a aprovação governamental, foi ainda por sugestão da Casa da Moeda que seria reproduzida a efígie de Pedro Álvares Cabral representada num medalhão dos Jerónimos, uma das raras iconografias conhecidas do homenageado.

Apesar de ter a era de 1968, esta nova moeda comemorativa só foi cunhada e emitida em 1969, com base na autorização concedida pelo Decreto-Lei nº 49.001, de 10 de Maio de 1969.

Pedro Álvares Cabral

Navegador português, a quem é atribuída a descoberta do Brasil, nasceu em Belmonte, em 1467 ou 1468, filho do alcaide-mor daquela localidade. Com cerca de 10 anos foi para a corte e, uns anos mais tarde, viria a casar-se com uma sobrinha de Afonso de Albuquerque. Sabe-se que D. João II lhe concedeu uma tença, embora se ignorem os motivos.

Depois do regresso de Vasco da Gama da Índia, em 1499, Pedro Álvares Cabral foi nomeado comandante de uma frota de treze navios que partiram em Março de 1500 com destino à Índia. Seguiu a rota indicada por Vasco da Gama, mas ao passar por Cabo Verde sofreu um desvio maior para sudoeste, atingindo, a 22 de Abril de 1500, a costa brasileira.

Mandou um navio a Portugal com a nova da descoberta e seguiu para a Índia, chegando a Calecute a 13 de Setembro de 1500. Vários barcos se perderam, entre eles o de Bartolomeu Dias, que naufragou perto do Cabo da Boa Esperança, que ele próprio dobrara anos antes pela primeira vez. Depois de cumprir a sua missão no Oriente, Pedro Álvares Cabral regressou em 1501 e foi fixar-se nos seus domínios, na zona de Santarém, onde acabaria por falecer em 1520.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010 - www.infopedia.pt
TRIGUEIROS, António Miguel, "Moedas Comemorativas de Portugal" in Revista Petrovisão nº 31 - Outubro 1985

Subscribe | More

2 comentários:

  1. eu tenho uma moeda de alvares cabral de 1968 eu queria saver seu nvalor verdadeiro

    ResponderEliminar
  2. Para saber a cotação das moedas é aconselhável comprar um catálogo. Em alternativa pode consultar o site http://www.moeda.org/ e obter um valor aproximado.

    ResponderEliminar