quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Madeira - Porto Santo

Série: II Série dos Descobrimentos Portugueses – A Conquista do Atlântico
Ano: 1989
Valor Facial: 100 escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 34 mm
Peso: 16,5 +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 2.087.000
Escultor: Isabel Carriço e Fernando Branco
Legislação: Decreto-Lei nº 343/89, de 11 de Outubro

A/: apresenta, no centro do campo, o escudo das armas nacionais, de contornos joaninos, parcialmente sobreposto na cruz da Ordem de Cristo, na orla superior, a legenda “República Portuguesa”, na orla inferior, o valor facial “100 Escudos” entre aneletes e, junto ao rebordo, uma cercadura perolada.

R/: apresenta, no centro do campo, a figuração de uma barca portuguesa de um mastro do início do século XV, portando na vela a inscrição “Ave Maria”, navegando entre as ilhas de Porto Santo e da Madeira, em representação cartográfica, na orla lateral direita, a legenda “Porto Santo 1419”, na orla lateral esquerda, a legenda “Madeira 1420”, na orla inferior, a era da moeda, 1989”, entre cruzes de Cristo e, junto ao rebordo, uma cercadura perolada.

As ilhas do arquipélago da Madeira já seriam conhecidas antes da chegada dos portugueses, a crer em referências presentes em obras, bem como na representação destas em cartas geográficas. Entre as obras que se referem à Madeira salientam-se passagens do Libro del Conocimiento (1348-1349), obra de um frade mendicante espanhol na qual as ilhas são referidas pelo nome de Leiname, Diserta e Puerto Santo. Um ano após a descoberta de Porto Santo por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, os dois navegadores em conjunto com Bartolomeu Perestrelo, chegam à ilha da Madeira em 1419.

Tendo sido notadas as potencialidades das ilhas, bem como a importância estratégica destas, iniciou-se por volta de 1425 a colonização, que terá sido uma iniciativa de D. João I ou do Infante D. Henrique. A partir de 1440 estabelece-se o regime das capitanias com a investidura de Tristão Vaz Teixeira como Capitão-Donatário da Capitania de Machico; seis anos mais tarde Bartolomeu Perestrelo tornasse Capitão-Donatário do Porto Santo e em 1450 Zarco é investido Capitão-Donatário da Capitania do Funchal.

A ilha do Porto Santo foi descoberta em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Segundo reza a história da mesma, Cristóvão Colombo habitou essa ilha, tendo casado com uma das filhas do seu primeiro capitão donatário Bartolomeu Perestrelo.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário