sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Navegação Astronómica

Série: II Série dos Descobrimentos Portugueses – A Conquista do Atlântico
Ano: 1990
Valor Facial: 100 escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 34 mm
Peso: 16,5 +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 2.087.000
Escultor: Paulo Guilherme
Legislação: Decreto-Lei nº 343/89, de 11 de Outubro

A/: apresenta, no centro do campo quadripartido, o valor facial “100 Escudos” em duas linhas, na parte superior esquerda, o escudo das armas nacionais, na parte superior direita, uma figuração da constelação Ursa maior com a Estrela Polar, na metade inferior, e legenda circular “República Portuguesa . 1990” parcialmente sobreposta sobre uma representação de um quadrante náutico e, junto ao rebordo, uma cercadura de elementos de escala cartográfica, interrompida na parte inferior.

R/: apresenta, no centro do campo quadripartido, uma figuração de uma caravela latina; na parte superior esquerda, um elemento graduado de um instrumento de medida regista a altura do sol; na parte inferior direita, o resultado das observações é projectado numa representação cartográfica, tendo parcialmente sobreposta uma figuração da constelação Cruzeiro do Sul, na parte inferior esquerda, a legenda “Navegação Astronómica”, completada pela legenda “Atlântico . 1455-1585” na parte superior direita, e, junto ao rebordo, uma cercadura de elementos de escala cartográfica, parcialmente interrompida nos quadrantes superior esquerdo e inferior direito.

Navegação astronómica é parte de um ramo das ciências astronómicas usada para fins de orientação e cuja missão é, fazendo uso de tábuas logarítmicas, anular os movimentos de translação e rotação do planeta Terra a fim de congelar os aparentes, relativos ao Sol, a Lua e estrelas durante os 365 dias do ano, o sistema oferece ao navegador para cada momento da observação a posição exacta das estrelas como se estivessem sempre fixas no céu.

Esse conhecimento, feito com a comprovação da altura das estrelas em relação ao horizonte, permite ao navegador corrigir a sua posição estimada. No século XV os navegadores portugueses possuíam conhecimentos cosmográficos que permitiam a navegação através do cálculo da latitude e da longitude. Contudo, com as navegações de descoberta depararam-se com novas realidades que tiveram de estudar e às quais tiveram de se adaptar.

Contam-se entre estas inovações a descoberta da galáxia de Magalhães e a publicação em 1496 do Almanach Perpetuum Celestium Motum, obra constante de tabelas de declinações do astrónomo real Abraão Zacuto, que se tornou essencial, a par da de Pedro Nunes (matemático ao serviço do rei D. Manuel I), para a navegação. Pedro Nunes desempenhou um papel fundamental, uma vez que concebeu instrumentos diversos através da aplicação da geometria e da matemática para a navegação através da medição da altura do Sol, como um que se parecia a um relógio de Sol e que foi utilizado por D. João de Castro, o "Instrumento das Sombras", o "Anel Náutico" e o "Nónio".

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário