quinta-feira, 26 de agosto de 2010

XXV Jogos Olímpicos - Barcelona 92

Ano: 1992
Valor Facial: 200 escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 36 mm
Peso: 21 g +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 1.000.000
Escultor: António Marinho
Legislação: Decreto-Lei nº 94/92, de 23 de Maio

A/: apresenta, no centro do campo, o escudo das armas nacionais sobre os anéis olímpicos, tendo, por baixo, o valor facial “200$” e, por cima, a legenda “República Portuguesa” em duas linhas, em fundo listado horizontalmente.

R/: apresenta, no lado direito do campo, uma estilização de uma atleta em pleno esforço de corrida, no lado esquerdo, em cima, a legenda “XXV Jogos Olímpicos” em três linhas e, em baixo, a era “1992”.

Em Julho de 1992 decorrerão, em Barcelona, os XXV Jogos olímpicos da Era Moderna, acontecimento desportivo da maior projecção mundial e no qual Portugal participará com a maior delegação de sempre, pelo que se considera oportuno assinalar os feitos olímpicos portugueses do passado e a participação nestes Jogos com a emissão de uma moeda comemorativa.

Jogos Olímpicos de Verão de 1992

Os XXV Jogos Olímpicos foram realizados em Barcelona, Espanha, cidade do então presidente do Comité Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, entre 25 de Julho e 9 de Agosto de 1992. Foi a primeira edição desde Munique 1972 aonde todos os Comités Olímpicos Nacionais estiveram presentes, totalizando 169 nações que enviaram 9356 atletas. Um total de 167 nações enviou representantes para os Jogos. Como consequência da mudança geopolítica do momento, exactos seis meses antes dos jogos, a União Soviética e doze territórios optaram por formar uma Equipe Unificada, composta pelos então 11 países da Comunidade dos Estados Independentes mais a Geórgia. Os três países bálticos formados por Estónia, Letónia e Lituânia optaram por enviar suas próprias equipas.

A África do Sul, retornou aos Jogos após a suspensão de 32 anos ocasionada pelo regime do apartheid. A Alemanha competiu como uma única nação após a reunificação, fato que não ocorria desde a formação da Equipe Alemã Unida entre 1956 e 1964. O desmembramento da Jugoslávia levou a Croácia, Bósnia e Herzegovina e Eslovénia a participarem com suas próprias equipas nacionais. A então República Federal da Jugoslávia estava sob embargo das Nações Unidas devido a Guerra Civil, mas numa forma de não punir os atletas jugoslavos eles tiveram a participação autorizada como Participantes Olímpicos Independentes, isto fez com que a Jugoslávia perdesse as respectivas vagas nos desportos colectivos.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário