terça-feira, 7 de setembro de 2010

50º Aniversário da ONU

Ano: 1995
Valor Facial: 200 escudos
Metal: bimetálica
Acabamento: normal
Diâmetro: 25 mm
Peso: 8,3 g +/- 3,5%
Bordo: alternadamente liso e serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 500.000
Escultor: J. Duarte
Legislação: Decreto-Lei nº 123/95, de 31 de Maio

A/: apresenta, no centro do campo, as armas nacionais, tendo por baixo o valor facial “200 escudos”, em duas linhas, na orla superior a legenda “República Portuguesa” e, na orla inferior, a data “1995”.

R/: apresenta, no centro do campo, o emblema da FAO, constituído por uma espiga de trigo estilizada cantonada, na parte superior pelas letras “FAO” e ladeada, na parte inferior, pela legenda curva “Fiat/Panis”, sendo este conjunto rodeado de uma estilização de espigas de cereal, e, na orla inferior, as datas “1945-1995”.

Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, sigla de Food and Agriculture Organization) é uma organização das Nações Unidas cujo objectivo declarado é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural. Para isso, realiza programas de melhoria da eficiência na produção, elaboração, comercialização e distribuição de alimentos e produtos agro-pecuários de granjas, bosques e pescarias. Também é missão deste organismo preparar as nações em desenvolvimento para fazer frente a situações de emergência alimentar. Em certos casos, também presta socorro a populações famélicas.

Promove investimentos na agricultura, o aperfeiçoamento da produção agrícola e da criação de gado e a transferência de tecnologia aos países em desenvolvimento. Também fomenta a conservação dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento da pesca, piscicultura e as fontes de energia renováveis.

De acordo com a própria FAO, suas principais actividades são:

• Desenvolver assistência para países subdesenvolvidos
• Informação sobre nutrição, comida, agricultura, florestamento e pesca
• Aconselhamento a governos
• Servir como um fórum neutro para discutir e formular políticas nos principais assuntos relacionados a agricultura e alimentação

A FAO foi fundada a 16 de Outubro de 1945, em Quebeque, Canadá. Desde 1951, sua sede está em Roma, Itália. Em 2000, tinha 181 membros (180 países e a União Europeia).

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

2 comentários:

  1. A descrição do reverso não pertence a esta moeda.
    E na descrição do anverso onde diz "100 escudos" deve ser "200".

    Bom trabalho.

    Toxas

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo reparo. Já está corrigido.

    ResponderEliminar