quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lisboa Capital Europeia da Cultura

Ano: 1994
Valor Facial: 200 escudos
Metal: bimetálica
Acabamento: normal
Diâmetro: 28 mm
Peso: 9,8 g +/- 3,5%
Bordo: alternadamente liso e serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 1.000.000
Escultor: Isabel Carriço e Fernando Branco
Legislação: Decreto-Lei nº 129/94, de 19 de Maio

A/: apresenta no campo do núcleo, as armas nacionais na parte superior, o valor facial de “200 escudos”, em duas linhas, na parte inferior, na coroa circular a legenda “República Portuguesa” da esquerda para a direita e a era da cunhagem, “1994”.

R/: apresenta no campo do núcleo, a Torre de Belém, tendo no centro, sobre o seu lado direito, a legenda “Lisboa 94”, e na sua base elementos alegóricos ao rio na sua parte inferior a legenda “Capital Europeia da Cultura” da esquerda para a direita na parte superior.

Lisboa é em 1994 Capital Europeia da Cultura. Tal designação resulta da resolução do Conselho de ministros da Cultura da Comunidade Europeia e envolve dois objectivos: a aproximação dos povos europeus através de traços culturais comuns e a afirmação e divulgação da cultura do país e da cidade designada.

Neste âmbito, decorrerão em Lisboa, durante 1994, inúmeras actividades de índole cultural, todas sob o tema: Lisboa ponto de encontro de culturas.

Desta forma, Lisboa procura contribuir para a unidade cultural europeia através de um património espiritual comum aos povos europeus. Considera-se, assim, oportuno assinalar tal evento pela emissão de uma moeda comemorativa.

Capital Europeia da Cultura

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objectivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade possui a hipótese de mostrar à Europa sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia.

Esta iniciativa começou em 1985 sob iniciativa da ministra grega Melina Mercouri, com o nome de Cidade Europeia da Cultura. Apenas uma cidade era nomeada por ano, sendo a responsabilidade da organização do evento do Estado-membro ao qual pertencia essa cidade e sucediam-se por ordem alfabética dos países.

Em 1990, a o Conselho de Ministros decidiu alargar a iniciativa a outros países da Europa não pertencentes à União Europeia. Esta norma teria início apenas em 1996, ano em que terminava um ciclo completo e era limitada a países que segundo a Comunidade Europeia, respeitassem os princípios da democracia, do pluralismo e do estado de Direito.

Segundo as novas regras era sugerido que fosse feita a alternância entre países membros e outros países, assim como se propunha a alternância entre capitais e cidades de província. Em 25 de Maio de 1999, o Conselho de Ministros e o Parlamento, decidem mudar o nome de Cidade Europeia da Cultura para Capital Europeia da Cultura.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário