segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Novas moedas em Setembro

Contrariamente ao que estava estipulado no Plano Numismático para 2010, o Banco de Portugal decidiu alterar as moedas previstas para sair em Setembro. Assim, a partir de 7 de Setembro de 2010 vai entrar em circulação a moeda de 2 euros do Centenário da República, conforme estava estipulado, e, em substituição da moeda do Bicentenário das Linhas de Torres prevista para este mês, vai começar a circular a moeda o Escudo que só estava prevista em Novembro.

O Escudo, moeda no valor de 10 euros, faz parte da VIII Série Ibero-Americana intitulada Moedas Históricas. Esta moeda, que apenas tem poder liberatório em Portugal, apresenta no anverso, no centro do campo, as armas nacionais de Portugal circundadas pela legenda “República Portuguesa” e o valor facial, orladas pelas armas nacionais dos países participantes nesta série; no reverso, na orla superior, apresenta a legenda “Moedas Históricas” e três representações em forma de círculo; do lado esquerdo a alegoria da República, no campo central uma nau, na orla inferior a imagem da moeda de um escudo, ao centro figura a palavra “Escudo”, onde se insere o escudo de armas, e em baixo a era da moeda.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A. foi autorizada a cunhar até 20 000 moedas com acabamento normal, em liga de cuproníquel, e 100 000 moedas em liga de prata.

Fonte: Banco de Portugal

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário