sábado, 18 de setembro de 2010

Padre Luís Fróis


Série: VIII Série dos Descobrimentos Portugueses - A Missionação Cristã
Ano: 1997
Valor facial: 200 escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 36 mm
Peso: 21 g +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 750.000
Escultor: Isabel Carriço e Fernando Branco
Legislação: Decreto-Lei n.º 194/97, de 30 de Julho

A/: apresenta, na parte inferior da orla, a legenda «REPÚBLICA PORTUGUESA». No campo, à esquerda, o Escudo Nacional, tendo à sua direita o valor — «200 ESC» —e, por baixo, a data —«1997». Disseminado pelo campo, pormenor do tratamento das nuvens douradas com motivos em relevo que aparece nalguns biombos japoneses (arte namban).

R/: A gravura tem na orla superior a legenda, as datas de nascimento e morte: «1532 —Pe. LUÍS FRÓIS—1597». À direita, dentro de uma nuvem, o seu selo, que é também o emblema da Companhia de Jesus. No campo, a representação de um jesuíta conversando com um nobre japonês e, por baixo, «HISTÓRIA DE JAPAM», alusão à primeira história do país, ainda hoje consultada e que foi escrita por Luís Fróis, com o fac-símile da sua assinatura.

Nasceu em Lisboa e em 1548 entrou para a Companhia de Jesus. Em 1563 viajou para o Japão para pregar o Evangelho, e no ano seguinte chegou a Kioto, onde se reuniu com Ashikaga Yoshiteru, que então era xogum. Em 1569 tornou-se amigo de Oda Nobunaga e permaneceu na sua residência em Gifu enquanto se dedicou à escrita por um curto período. Entre as suas obras encontra-se uma História do Japão.

Bibliografia
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Wikipédia, a enciclopédia livre - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário