quarta-feira, 27 de outubro de 2010

25º Aniversário do Grande Prémio Automóvel

Ano: 1978
Valor Facial: 100 patacas
Metal: prata 925 º/oo / cuproníquel
Acabamento: proof
Diâmetro: 38,60 mm
Peso: 28,28 g
Bordo: serrilhado
Eixo:
Tiragem: 610
Escultor:
Legislação: Decreto-Lei nº 33/78/M, de 4 de Novembro
Ano: 1978
Valor Facial: 500 patacas
Metal: ouro 916 º/oo
Acabamento: proof
Diâmetro: 22,40 mm
Peso: 7,99 g
Bordo: serrilhado
Eixo:
Tiragem: 550
Escultor:
Legislação: Decreto-Lei nº 33/78/M, de 4 de Novembro

A/: apresenta, no centro do campo, as Ruínas de São Paulo com a respectiva legenda, em cima, a palavra “Macau” e, em baixo, a era da cunhagem.

R/: apresenta, no centro do campo, a figura de um automóvel de corrida circundado pela legenda “Grande Prémio – XXV Aniversário – 1954-1978” e, em baixo, as respectivas denominações.

Grande Prémio Macau

Disputado pela primeira vez em 1954, é uma das mais importantes provas do calendário automobilístico internacional. Famoso pelas características singulares do circuito urbano da Guia e pela grande exigência que coloca à capacidade e profissionalismo dos pilotos, o Grande Prémio de Macau atrai todos os anos as melhores equipas e os melhores pilotos dos vários campeonatos nacionais de Fórmula 3 realizados no mundo.

Mobilizando um elevado número de desportistas, que participam nas diversas competições motorizadas que constituem o seu programa, o Grande Prémio de Macau atrai sempre muitos milhares de visitantes, oriundos de todos os continentes, a este Território, cuja população segue com entusiasmo e justificado orgulho um evento desportivo que goza de inegável prestígio em todo o mundo e que, promovendo internacionalmente o nome de Macau, é um dos seus mais importantes cartazes turísticos.

Circuito da Guia
Comprimento : 6,2 km
Largura mínima: 7 m
Características: circuito urbano, com uma combinação de rectas longas e de alta-velocidade e de curvas e contra-curvas apertadas, reconhecido internacionalmente como um dos mais difíceis e exigentes do mundo, que põe à prova a capacidade e profissionalismo dos pilotos.
Recorde de velocidade/volta - F3 : 2:13.253 (Narain Karthikeyan, 2000/Dallara F300 Mugen Honda).
Recorde de velocidade/volta - Motos : 2:30.295 (David Jefferies, 2000/Yamaha 1000cc).
Recorde de velocidade/volta - Corrida da Guia: 2:29.253 (Steve Soper, 1997/BMW 320i).

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Grande Prémio de Macau - http://gp.macau.grandprix.gov.mo

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário