sexta-feira, 29 de outubro de 2010

40º Aniversário do Grande Prémio Automóvel


Ano: 1993
Acabamento: proof
Bordo: serrilhado
Legislação: Decreto-Lei nº 27/93/M, de 31 de Maio

Valor Facial: 100 patacas
Metal: prata 925 º/oo
Diâmetro: 38,60 mm
Peso: 28,28 g
Tiragem: 5.000

Valor Facial: 500 patacas
Metal: prata 999 º/oo
Diâmetro: 65 mm
Peso: 155,515 g
Tiragem: 2.000

Valor Facial: 500 patacas
Metal: ouro 916 º/oo
Diâmetro: 22 mm
Peso: 7,96 g
Tiragem: 4.500

Valor Facial: 10.000 patacas
Metal: ouro 999 º/oo
Diâmetro: 65 mm
Peso: 155,515 g
Tiragem: 500

A/:.representa uma viatura e um motociclo de competição circundados pela legenda “40.º Grande Prémio”, pelo valor facial das moedas, e ainda pelos caracteres em chinês da palavra Macau.

R/: é constituído pelo desenho do Circuito da Guia com a respectiva legenda e pela inscrição “1954-93”, contendo ainda a palavra “Macau” em português e os caracteres em chinês do valor facial e do aniversário do Grande Prémio

Uma das atracções de Macau é o Grande Prémio de Macau, uma série de espectaculares corridas de automóveis e motociclos, desde a corrida dos carros clássicos, passando pelos Super-Cars até à Fórmula 3 (a mais esperada).

Todos os meses de Novembro, e desde o ano de 1954, os melhores pilotos do mundo são convidados a participar num dos circuitos mais emocionantes e perigosos do Mundo. Trata-se de um circuito que percorre o meio da cidade, intercalando longas rectas (Porto Exterior) com as sinuosas curvas do monte da Guia. A curva do Hotel Lisboa é o local onde mais acidentes são registados.

Os pilotos mais famosos que passaram neste circuito foram: Ayrton Senna, Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, David Coulthard e Ralf Schumacher. Muitos deles usaram o circuito de Macau como trampolim para a Fórmula 1.[90] O piloto chinês Michael Kwan, na prova de Super Cars, é um dos que mais vezes venceram em Macau, tendo inclusive participado numa das corridas com um recém-fabricado Ferrari F50.

Contudo, a dificuldade do circuito e a inexistência de escapatórias têm provocado algumas mortes desde a criação das competições principalmente em motociclos.

Durante os dois dias de treino e principalmente durante os dois dias de competição, um número significativo de residentes de Macau e de turistas assistem a estas corridas espectaculares.

Realizado pela primeira vez em Novembro de 1954 como uma corrida para amantes locais do desporto automóvel, o Grande Prémio de Macau veio a transformar-se naquele que muitos consideram a melhor prova em circuito urbano do mundo. Seguidamente, apresentamos alguns dos pontos altos dos últimos 40 anos.

1954
O primeiro Grande Prémio de Macau, realizado a 1 de Novembro, contou com 15 participantes numa prova de 51 voltas ao circuito da Guia (6,2 km) que durou quatro horas. O Triumph TR2 de Eddie Carvalho venceu na prova inaugural enquanto Gordon "Dinga" Bell estabeleceu a volta mais rápida com 4:12.00 tripulando um Morgan. No entanto, o circuito deixava muito a desejar e os comissários relataram que "a parte interior do circuito era muito m?- muito suja e com areia solta".

1955
Durante a Primavera e início do Verão de 1955, a totalidade da parte interior do circuito foi encerrada ao trónsito para que os seus velhos paralelepipedos fossem retirados e substituídos por asfalto. Robert Richie, de Hong Kong, venceu o segundo Grande Prémio de Macau, com 60 voltas, num Austin Healey 100, com um tempo de 3:55.55.7. Menos de um segundo depois, terminou o Mercedes 190 SL de Douglas Steane, enquanto o terceiro lugar ia para Neville Fullford, num Triumph TR 2.

1956
O terceiro Grande Prémio de Macau testemunhou a construção da bancada central em betão, que englobava 10 "boxes" e uma lotação para 300 pessoas. A prova de 77 voltas foi ganha por Douglas Steane num Mercedes 190 SL, com um avanço superior a duas voltas sobre os seus rivais mais próximos.

1957
O programa das corridas do quarto Grande Prémio de Macau consecutivo incluiu uma corrida "Handicap" de 160 km que foi ganha pelo piloto da Pan Am George Baker, uma Corrida de Senhoras e uma Corrida de Iniciados. O Grande Prémio, de 77 voltas, teve como vencedor Arthur Pateman, num Mercedes 300, que estabeleceu igualmente uma nova volta mais rápida em 3:25.50.

1958
O circuito da Guia foi reduzido para a sua extensão actual de 6,1 km para o quinto Grande Prémio que testemunhou igualmente o lançamento do Troféu ACP com 15 voltas. Um total de 31 carros, o maior contingente até àquela data, participaram na prova, que foi reduzida para 66 voltas para evitar o brilho do pôr do Sol. Chan Lye-choon, de Singapura, venceu o Grande Prémio num Aston Martin DB 3S.

1959
O programa do sexto Grande Prémio de Macau passou a abranger sessões de treinos oficiais pela primeira vez. Ron Hardwick de Hong Kong assumiu o comando da prova, mas a bandeira vermelha veio a ser mostrada quando uma ponte para peões construída em aço caiu, ferindo 21 espectadores. Hardwick comandou novamente na segunda partida, vindo a vencer num Jaguar XKSS, estabelecendo uma nova volta mais rápida com 3:24.10. Uma volta atrás ficou o australiano Bill Wyllie num DKW 1000 RS, enquanto o terceiro lugar ia para Chan Lye-choon num Aston Martin DB 3S. Carol Ungricht venceu a éltima edição da Corrida de Senhoras no seu MGA.

1960
Pela primeira vez, o Grande Prémio de Macau, fez parte do calendário internacional de provas automobilísticas na qualidade de "corrida nacional com participação estrangeira", sendo, também pela primeira vez, realizado de acordo com os regulamentos da FIA relativos a automóveis de desporto e grande turismo. O piloto escocês Martin Redfern, no seu Jaguar XK SS, venceu o sétimo Grande Prémio de Macau com um tempo de 3:27:24.4. O segundo posto foi para o americano Grant Wolfkill, num Porsche Spyder, enquanto o terceiro foi para o inglês Jan Bussell, num Ferrari Monza. Na prova o recorde da volta foi batido 11 vezes - quatro por Redfern, duas por Bussel e cinco por Wolkill, que veio a estabelecer a volta mais rápida com 3:17.20.

1961
Peter Heath, da Tailóndia, que, juntamente com Chan Lye-choon, quase que era excluído da prova quando os inspectores reprovaram os seus carros, acabou por vencer o oitavo Grande Prémio de Macau num Lotus 15. 26 segundos depois, cortou a meta Bill Baxter no seu novo Jaguar E-Type, enquanto Heinz Gosslar, em Porsche Carrera, terminou em terceiro, com uma volta de atraso.

1962
Na sua segunda aparição em Macau, o popular filipino Arsenio "Dodgie" Laurel venceu o Grande Prémio com um Lotus 22 Ford FJ e estabeleceu a volta mais rápida com 3:10.1. Em segundo lugar ficou Don Bennett, num Lotus S7, e em terceiro ficou Albert Poon, de Hong Kong, na primeira das suas inémeras participações no Grande Prémio de Macau.

1963
Com a sua vitória de 1963, Dodgie Laurel tornou-se no primeiro piloto a vencer dois Grandes Prémios consecutivos. O seu Lotus foi também o carro mais rápido de sempre no circuito da Guia, atingido uma velocidade máxima de 118 km/h a meio da corrida. Embora com um atraso de quatro voltas, os Jaguar E-Type de Bill Baxter e Teddy Yip classificaram-se em segundo e terceiro lugares respectivamente.

1964
O 11.º Grande Prémio de Macau foi dominado pela Lotus. O primeiro lugar foi para Albert Poon, em Lotus 23, o segundo foi para John Kirk, em Lotus Elan, e o terceiro para Steve Holland, em Lotus 18 Ford FJ. O campeão de ralis argentino venceu a Corrida de Carros de Produção, de 60 voltas, num Mercedes 300 SE.

1965
Do recorde de 40 inscrições recebidas, só 24 viriam a iniciar o Grande Prémio de 1965. A vitória veio a pertencer ao proprietário de garagens de Hong Kong, John Kirk, num Lotus 18. Em segundo lugar e não muito distante, ficou o produtor cinematográfico Grant Wolfkill, num Jaguar E-Type, enquanto o terceiro lugar foi para o Tenente Aviador Tony Goodwin, em Lotus Elite. Albert Poon estabeleceu a volta mais rápida antes de ser forçado a desistir.

1966
Em 1966, a fama do Grande Prémio de Macau já tinha chegado à Europa e, pela primeira vez, um piloto "importado", o italiano Mauro Bianchi, venceu a prova. Bianchi, num Renault Alpine, percorreu as 60 voltas ao circuito da Guia num tempo de 3:12:33.30, estabelecendo a volta mais rápida com 2:59.80. Albert Poon bateu também o recorde de participações no Grande Prémio, classificando-se em segundo lugar com um Lotus 23, enquanto o piloto japonês Shintiro Taki, em Porsche Carrera, terminou em terceiro.

1967
A primeira edição do Grande Prémio de Macau em Motas foi ganha pelo japonês Hiroshi Hasegawa, tripulando uma Yamaha RD 56, que percorreu as 30 voltas ao circuito em 1:53:34.0. O Grande Prémio teve também a sua primeira fatalidade quando o carro pilotado pelo favorito Dodgie Laurel embateu e se incendiou. A prova não foi interrompida, embora Teddy Yip se tenha retirado por solidariedade, vindo a ser ganha por Tony Maw, da Malásia, num Lotus 20B.

1968
Com o aparecimento dos pilotos japoneses Osamu Mochizuki e Osamu Masuko, nos seus bem preparados Mitsubishi Colt Fórmula 2, a prova teve os seus primeiros e verdadeiros monolugares. Albert Poon num Brabham Alfa fez a volta mais rápida dos treinos, enquanto os dois Mitsubishi ficavam logo a seguir na grelha de partida do Grande Prémio de 45 voltas. Poon comandou grande parte da prova, mas uma avaria na embraiagem deu o comando e a vitória a Jan Bussel, de Singapura, num Brabham F2. O Grande Prémio de Macau de Motas teve como vencedor o japonês voador Hiroshi Hasegawa.

1969
John MacDonald tornou-se no primeiro e no único piloto a vencer o Grande Prémio de Macau (1965) e o Grande Prémio de Macau de Motas. Pilotando uma Yamaha, o tempo de MacDonald para as 30 voltas ao circuito foi de 1:45:31.50. O australiano Kevin Bartlett venceu o 16?Grande Prémio de Macau no seu Mildren Waggott, estabelecendo o recorde da volta mais rápida com 2:39.03.

1970
O austríaco Dieter Quester, tripulando um BMW Fórmula 2, venceu o 17?Grande Prémio de Macau, com três voltas de avanço sobre o segundo lugar, Albert Poon, em Brabham BT30. Anne Wong, de Singapura, venceu a Corrida de Carros de Turismo, de 20 voltas, num Mini-Cooper S, e Benny Hidajat, da Indonésia, pilotando uma Yamaha YSI, foi o vencedor do Grande Prémio de Macau de Motas.

1971
O piloto germónico Dieter Glemser, num Ford Capri RS de fábrica, venceu a Corrida de Carros de Produção, de 20 voltas, com um avanço superior a dois minutos sobre o rival mais próximo. Os pilotos japoneses de motas O. Motohashi e S. Minuro venceram o contingente de 54 participantes do 5?Grande Prémio de Macau de Motas, ambos em Yamaha de fábrica. A grelha do 18?Grande Prémio de Macau contou com 29 carros, cabendo a vitória a Jan Bussel, pela segunda vez, enquanto o segundo e o terceiro lugares foram para os japoneses Riki Ohkubo e Ken Misaki.

1972
John MacDonald fez história quando venceu a primeira edição da Corrida da Guia (originalmente com uma extensão de 201,4 milhas [324 km] e conhecida então por "Guia 200"), num Austin Cooper e, no mesmo ano, venceu o Grande Prémio num Brabham BT36. A vitória de MacDonald fez com que se tornasse no único piloto a vencer as três provas internacionais. Os pilotos japoneses da Yamaha arrebataram os primeiros três lugares do Grande Prémio de Macau de Motas, tendo o vencedor sido Ikujiro Takai, seguido de Yutaka Oda e Akira Teuri.

1973
John MacDonald, de Hong Kong, venceu o seu terceiro Grande Prémio em 1973, seguido do indonésio Sonny Rajah e de Graeme Lawrence, de Singapura. Houve mais de 100 inscrições para o 7?Grande Prémio de Macau de Motas, cujo vencedor foi o japonês Ken Araoka numa Suzuki. Araoka estabeleceu igualmente a volta mais rápida em 2:56.68, o primeiro piloto de motas a fazer uma volta ao circuito da Guia num tempo inferior a três minutos. Para albergar o grande número de inscrições, o Grande Prémio de Macau lançou um "Troféu do Organizador" para os que não se qualificavam para o Grande Prémio.

1974
O australiano Vern Schuppan venceu indiscutivelmente o Grande Prémio, batendo o recorde da volta mais rápida com 2:30.96, no seu March 722, com um avanço superior a quatro voltas sobre o segundo classificado, David Purley, e a cinco voltas sobre Herb Adamczyk. A Corrida da Guia, de 35 voltas, foi ganha pelo japonês Nobuhide Tachi, no seu Toyota Celica TA, enquanto o seu conterrâneo Kawasaki Hiroyuki venceu o 8?Grande Prémio de Macau de Motas numa Yamaha.

1975
Com a sua vitória no 21?Grande Prémio de Macau, John MacDonald tornou-se no piloto mais vitorioso da história da prova com vitórias em 1965, 1972, 1973 e 1975. Nobuhide Tachi venceu pela segunda vez consecutiva a Corrida da Guia, enquanto as três primeiras posições do Grande Prémio de Macau de Motas foram para os pilotos japoneses Hideo Kanaya, Ken Araoka e Sadeo Asami.

1976
O piloto de motas britânico Chas Mortimer quebrou o domºnio japonês no Grande Prémio de Macau de Motas com a sua vitória em 1976. Vern Schuppan, da Theodore Racing, venceu o seu segundo Grande Prémio num Ralt, mas a recorde da volta mais rápida pertenceu ao seu colega de equipa Alan Jones, em March, com 2:21.44, um máximo que prevaleceu durante os oito anos seguintes. Seguindo o percurso repleto de recordes do seu marido Albert, Diana Poon, tornou-se na primeira senhora a pilotar um monolugar no circuito da Guia. O popular piloto de Hong Kong Herb Adamczyk venceu a Corrida da Guia, de 40 voltas, e, pela primeira vez, o Grande Prémio de Macau decorreu com a chancela da FIA.

1977
O italiano Ricardo Patrese levou o seu Chevron da Team Harper à vitória no Grande Prémio de 40 voltas, realizado de acordo com os regulamentos de Fórmula Pacifico da FIA. O neo-zelandês Steve Millen ficou em segundo e o australiano Andrew Medicke em terceiro. Peter Chow venceu a Corrida da Guia e estabeleceu um novo recorde da volta com 2:52.50, em Toyota Celica, enquanto o piloto de motas inglês da Kawasaki esmagou o Grande Prémio de Macau de Motas com a volta mais rápida de 2:48.38, no seu percurso para a vitória.

1978
Para celebrar o 25.º Grande Prémio de Macau, Teddy Yip, a personalidade mais famosa do desporto automobilístico de Macau, organizou a "Corrida de Gigantes". Todos os verdadeiros grandes nomes estiveram em Macau nesse ano - Jack Brabham, Mike Hailwood, Jackie Stewart, Phil Hill, Dan Gurney e, o vencedor da corrida, Jacky Ickx. Relativamente ao Grande Prémio de Macau, Ricardo Patrese e Derek Daily ficaram em primeiro e segundo lugares respectivamente, enquanto Kevin Cogan ficou em terceiro. Os pilotos da Yamaha arrebataram os três primeiros lugares do Grande Prémio de Macau de Motas, com Sadeo Asami e Steve Parrish em primeiro e segundo respectivamente, enquanto o piloto inglês Mike Trumby, o organizador das actuais inscrições da prova de motas, ficou em terceiro. Na Corrida da Guia, o Toyota Celica de Peter Chow estabeleceu a volta mais rápida com 2:44.82, vencendo pelo segundo ano consecutivo.

1979
Pela primeira vez, o Grande Prémio de Macau de Motas foi realizado em duas mangas de 15 voltas cada; Sadeo Asami, pilotando uma Yamaha TZ-OW, venceu claramente as duas mangas, enquanto Steve Parrish foi segundo por pontos e Bernard Murray terceiro. Na Corrida da Guia, Herb Adamczyk venceu, seguido dos japoneses Masahiro Hasemi e Nobuhide Tachi. O March Ford da Theodore Racing, tripulado por Geoff Lees, venceu o Grande Prémio de Macau à frente de Ricardo Patrese.

1980
O Grande Prémio foi denominado como o primeiro Campeonato de Fórmula Pacºfico, com o primeiro lugar da grelha, Geoff Lees a acabar por vencer para a Theodore Racing pelo segundo ano. Masahiro Hasemi ficou em segundo e o americano Tom Gloy em terceiro. Sadeo Asami fez história ao vencer o 14?Grande Prémio de Macau de Motas, facto que o tornou no único piloto a vencer a mesma prova três anos consecutivos. Os pilotos britânicos Steve Parrish e Bernard Murray repetiram os seus segundo e terceiro lugares do ano anterior. Quanto à Corrida da Guia, Hans Stuck venceu no seu BMW 320.

1981
O americano Bob Earl venceu o 28?Grande Prémio de Macau, ficando o japonês Naohiro Fujita em segundo e o inglês Ray Mallock em terceiro. A Corrida da Guia, na qual Mark, o filho da antiga primeira-ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher, participou, foi ganha pelo falecido Manfred Winkelhock. No Grande Prémio de Macau de Motas, aparecia uma nova estrela no horizonte, na forma de "Foguete" Ron Haslam, que venceu a prova de 30 voltas em 1:22:57.75, seguido de Sadeo Asami e do holandês Boet Van Dulmen.

1982
Apesar das condições húmidas e ventosas, a sensação mais recente do circuito da Guia, Ron Haslam, conseguiu a primeira posição da grelha e venceu o Grande Prémio de Macau de Motas pelo segundo ano consecutivo. Charlie Williams fez a volta mais rápida com 2:35.76, um recorde que durou uma década. Roberto Moreno venceu no Grande Prémio, a última prova do curto Campeonato de Fórmula Pacifico. O colombiano Roberto Guerrero bateu o recorde da volta mais rápida pertencente a Alan Jones com 2:20.64, no seu Ralt RT4 Ford da Theodore Racing. Os pilotos de Hong Kong, Helmet Greiner, Adrian Fu e Peter Chow, ocuparam as três primeiras posições da Corrida da Guia.

1983
O 30.º Grande Prémio de Macau foi outro marco importante para a prova com a sua nomeação como Taça do Mundo de Fórmula 3 da FIA. Com o forte apoio da Theodore Racing, de Teddy Yip, um jovem piloto brasileiro, então conhecido por Ayrton Senna da Silva, venceu no seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 3. Senna foi seguido de Roberto Guerrero e Gerhard Berger. A vitória de Ron Haslam na sua Honda 500, no Grande Prémio de Macau de Motas, fê-lo igualar o recorde de Sadeo Asami de três vitórias consecutivas. Na Corrida da Guia, Hans Stuck e Dieter Quester lutaram com o piloto de Hong Kong, Michael Lieu, acabando por vencer Stuck, ?frente de Quester e Lieu, por esta ordem.

1984
O 31.º Grande Prémio registou um excelente desempenho por parte do dinamarquês John Nielsen, tendo acabado por ficar à frente de Stefan Johansson que tinha obtido o primeiro lugar da grelha de partida. O neo-zelandês Mike Thackwell ficou em terceiro. O Grande Prémio de Macau de Motas não contou com a participação de Ron Haslam, o que dava a oportunidade a outros. Assim, Mick Grant venceu no conjunto das duas mangas em Suzuki 500, seguido de Roger Marshall, em Honda 500, e Mark Salle, numa segunda Suzuki. Tom Walkinshaw venceu a Corrida da Guia num Jaguar XJS, ficando o seu colega de equipa Hans Heyer em segundo e Hans Stuck, em BMW, em terceiro.

1985
Depois de uma ausência de um ano, Ron Haslam regressou ao circuito da Guia, tendo vencido uma vez mais o Grande Prémio de Macau de Motas. A estrela belga de Grandes Prémios, Didier de Radigues, ficou em segundo e Eero Hyvarinen, o "finlandês voador", terceiro. Mauricio Gugelmin venceu no conjunto das duas mangas no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, em edição encurtada, seguido de Mike Thackwell e Jan Lammers. Na Corrida da Guia, o vencedor foi Giancarlo Francatelli, seguido de Gerhard Berger em segundo e Michael Liu em terceiro.

1986
O inglês Andy Wallace venceu o Grande Prémio de Macau de F3, ficando o seu colega de equipa, Mauricio Gugelmin em segundo e Jan Lammers em terceiro. O piloto venezuelano Johnny Cecotto, num grande Volvo 240 T, triunfou na Corrida da Guia, seguido de Tom Walkinshaw em segundo e Thomas Lindstrom em terceiro. Ron Haslam venceu o quinto Grande Prémio de Macau de Motas, um feito sem paralelo, à frente de Didier de Radigues e do americano Randy Renfrow, todos tripulando Honda.

1987
O tufão Nina assolou a costa chinesa, mas os ventos acalmaram o suficiente para se disputar um Grande Prémio de Macau de Motas com 10 voltas, vencido uma vez mais por Ron Haslam, o que o tornou no piloto com maior número de vitórias, seis. A versão reduzida do Grande Prémio de Macau, de 20 voltas, teve como vencedor Martin Donnely, seguindo-se Jan Lammers e o alemão Bernd Schneider. A Corrida da Guia foi um êxito estrondoso para a BMW, obtendo os três primeiros lugares, com o italiano Roberto Ravaglia em primeiro, Dieter Quester em segundo e Fabien Giroux em terceiro.

1988
O ás americano Kevin Schwantz concedeu ao público uma demonstração de destreza, incluindo cavalinhos a 140 km/h, no seu percurso para a vitória no Grande Prémio de Macau de Motas. Os colegas da equipa da BMW Altfried Heger e Markus Oestreich ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente na Corrida da Guia, enquanto Andy Rouse, em Ford Sierra ficou em terceiro. A primeira manga do Grande Prémio de Macau foi uma vez mais encurtada devido a um acidente em cadeia na curva do Hotel Lisboa. Enrico Bartaggia, vencedor do Grande Prémio do Mónaco de F3, venceu no conjunto das duas mangas, sem ter vencido nenhuma delas. O inglês Damon Hill ficou em segundo e Otto Rensing em terceiro.

1989
Uma vez mais, Teddy Yip puxou dos seus galões e organizou a sua "Corrida de Campeões". Correndo em Mazda MX5 Miatas idênticos, estavam lendas como Denny Hulme, Roy Salvatori, Al e Bobby Unser, Alan Jones e o vencedor Geoff Lees. A vitória na F3 foi para o australiano David Brabham, seguido de Julian Bailey em segundo e Christophe Bouchut em terceiro. Na Corrida da Guia, o domºnio pertenceu aos Ford Sierra, com Tim Harvey a ficar à frente de Andy Rouse. Devido ao mau tempo e à falta de claridade, o Grande Prémio de Macau de Motas foi encurtado para oito voltas, com o irlandês Robert Dunlop a sagrar-se vencedor.

1990
Embora o Grande Prémio de Macau tenha protagonizado muitos finais emocionantes, nenhum foi mais dramático que o choque ocorrido na última volta entre o vencedor da 1.ª manga e favorito à vitória, Mika Hakkinen, com o comandante da 2:ª manga e eventual vencedor da prova, Michael Schumacher. No Grande Prémio de Macau de Motas, Steve Hislop venceu à frente de Peter Rubatto e o veterano de Macau Masahiro Hasemi, num Nissan Turbo, arrasou a concorrência na Corrida da Guia.

1991
O popular escocês David Coulthard venceu o Grande Prémio no conjunto das duas mangas, apesar de terminar em segundo atrás do espanhol Jordi Gene na segunda manga. O terceiro lugar foi para o jovem Christian Fittipaldi na sua estreia no circuito da Guia. O piloto do Campeonato Mundial de Motociclismo, Didier de Radigues, terminou uma carreira brilhante vencendo as Bodas de Prata do Grande Prémio de Macau de Motas, e estabelecendo um novo recorde da volta mais rápida em 2:25.91. A Corrida da Guia foi ganha pelo antigo piloto de Fórmula 1, Emanuele Pirro, à frente de Kurt Thiim e o vencedor de Le Mans (por três vezes) Klaus Ludwig.

1992
1992 viu todos os recordes das voltas mais rápidas das principais corridas batidos. O sueco Rickard Rydell venceu o Grande Prémio de Macau de F3 por uma diferença de 1,57 à frente do português Pedro Lamy, que fez a volta mais rápida no seu Reynard 923 Spiess Opel. Em terceiro lugar, ficou o jovem piloto canadiano Jacques Villeneuve. A Corrida da Guia foi muitíssimo emocionante com quatro Mercedes de fábrica e três BMW determinados a vencer. Embora o piloto da Mercedes Bernd Schneider tenha feito uma volta super rápida de 2:29.74, estabelecendo um novo recorde, Emanuele Pirro acabou por vencer, à frente dos seus colegas de equipa Joachim Winkelhock e Roberto Ravaglia, em segundo e terceiro, respectivamente. O Grande Prémio de Macau de Motas protagonizou uma batalha clássica entre três Yamaha 500 cc, tendo vencido Carl Fogarty no conjunto das mangas, à frente do japonês Toshihiko Honma, em segundo, e Jamie Whitham, em terceiro. Fogarty estabeleceu ainda a volta mais rápida com 2:33.94.

1993
Em 1993, a prova mudou-se para as suas novas instalações construídas propositadamente na zona do novo terminal marºtimo. Rickard Rydell regressou para defender o seu título, mas, depois de estabelecer um novo recorde da volta com 2:17.40, foi obrigado a desistir, deixando caminho livre a Jorg Muller. O dinamarquês Tom Kristensen ficou em segundo, seguido do favorito à vitória, Kelvin Burt. No Grande Prémio de Macau de Motas, o vencedor de 1990, Steve Hislop, repetiu a proeza com uma vantagem de quatro segundos sobre o vencedor de 1989, Robert Dunlop, que também bateu o recorde do circuito com 2.33.18. Charles Kwan, de Hong Kong, passou a figurar na história de Macau ao vencer três provas, sendo a mais notável a que obteve na Corrida da Guia, à frente do duplo vencedor Emanuelle Pirro e do veterano de carros de turismo Jo Winkelhock.


Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Grande Prémio de Macau - http://gp.macau.grandprix.gov.mo
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário