quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Terra do Lavrador


Série: XI Série dos Descobrimentos Portugueses - A Abertura de Novas Fronteiras
Ano: 2000
Valor facial: 200 escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 36 mm
Peso: 21 g +/- 1,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 250.000
Escultor: Eloisa Byrne
Legislação: Decreto-Lei n.º 299/2000, de 18 de Novembro

A/: encontra-se uma representação esquemática do Atlântico Norte baseada no planisfério de Cantino, onde figura uma rosa-dos-ventos, a ilha da Terra Nova, a extremidade sul da Gronelândia, sob uma baleia e o Escudo Nacional, bem como a legenda «REPÚBLICA PORTUGUESA», a data «2000», e o valor facial «200 ESCUDOS».

R/: encontra-se a representação da Terra do Lavrador, segundo o mapa da Cosmografia Universal, de G. le Tetu, e onde aparecem elementos da flora e fauna locais, bem como uma caravela de três mastros e a legenda «Terra do Lavrador — 1491-1500».

O Labrador é uma das duas regiões que compõem a província canadense de Terra Nova e Labrador. A outra é a Terra Nova. O Labrador localiza-se no continente, na Península de Labrador, enquanto que a Terra Nova é uma ilha, a sudeste da Terra Nova.

A população do Labrador é de 27 860 habitantes, segundo o censo canadense de 2001. Destes, cerca de 20% são nativos americanos, entre inuits, innus, e métis. Com uma área de 294 330 km², o Labrador possui um tamanho similar ao da Itália.

O nome Labrador é um dos nomes de origem europeia mais antigas do Canadá, quase tão antiga quanto o nome Newfoundland (Terra Nova). A região do Labrador foi nomeada em homenagem ao explorador português João Fernandes Lavrador, que, juntamente com Pedro de Barcelos, avistaram a região em 1499.

A maior parte da colonização e do povoamento não aborígene da região deu-se através de vilas pesqueiras, missões religiosas e postos comerciais. Assentamentos mais modernos e recentes foram criados graças à mineração de minério de ferro e da criação de represas, fábricas hidroeléctricas e bases militares.

Até tempos recentes, transporte marítimo difícil e a falta de meios de transportes adequados desencorajava o povoamento da região. Na década de 1760, missionários assentaram-se na região, fundaram missões e frequentemente comercializavam peles com indígenas locais. Porém, este comércio, que foi até a década de 1870 a principal fonte de rendimento da região, foi dominado pela Companhia da Baía de Hudson.

Bibliografia
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Wikipédia, a enciclopédia livre - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário