segunda-feira, 18 de outubro de 2010

XXVI Jogos Olímpicos - Atlanta 96


Celebrando-se em 1996 o centenário dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que tiveram lugar em Atenas, considera-se oportuno assinalar esta efeméride e a participação de Portugal nos XXVI Jogos Olímpicos de Atlanta com a emissão de uma moeda comemorativa.

Série:
Ano: 1996
Valor facial: 200 escudos
Metal: bimetálica
Acabamento: normal
Diâmetro: 28 mm
Peso: 9,8 g +/- 3,5%
Bordo: alternadamente liso e serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 1.000.000
Escultor: Vitor Santos
Legislação: Decreto-Lei n.º 8/96, de 12 de Fevereiro

A/: apresenta, no lado direito do campo, o escudo das armas nacionais, sobrepondo-se ligeiramente, à direita, a uma composição alegórica à chama olímpica e, à esquerda, a uma composição alegórica aos anéis olímpicos, no lado esquerdo do campo, o valor facial «200 Escudos» em duas linhas, na orla superior, a legenda «República Portuguesa » e, na orla inferior, a data «1996».

R/: apresenta, no centro do campo, a representação de um atleta em pleno esforço de saltar em altura no estilo denominado «Fosbury», na orla superior e lateral direita, a legenda «XXVI Jogos Olímpicos» e, na orla inferior esquerda, a legenda «1896 Atlanta 1996».

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996, oficialmente Jogos da XXVI Olimpíada, foram realizados em Atlanta, nos Estados Unidos, entre 19 de Julho e 4 de Agosto de 1996. Marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo aberto pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Os então 197 Comités Olímpicos Nacionais filiados ao Comité Olímpico Internacional enviaram suas delegações, num total de 10.318 atletas, sendo 3.512 deles mulheres, competindo em 26 modalidades.

A comunidade olímpica internacional acreditava ser direito de Atenas, uma das candidatas e berço tanto dos Jogos da antiguidade quanto da Era Moderna, de sediar os Jogos no seu centenário; entretanto, os delegados do Comité Olímpico Internacional, na 96ª Sessão da entidade em 1990 em Tóquio, elegeram Atlanta como sede da XXVI Olimpíada da Era Moderna com 51 votos, contra 35 de Atenas.

A escolha provocou protestos, acreditando-se que os executivos do Comité Organizador de Atlanta haviam usado o poder financeiro da cidade – sede mundial da Coca-Cola, principal patrocina membros da entidade a conceder-lhes a honra de sediar a Olimpíada secular, em detrimento da verdadeira cidade que representava o espírito olímpico, Atenas.

Acusações de suborno aos membros do COI foram inclusive veiculadas, sem provas. O Comité Olímpico Internacional alegou que o motivo da escolha de Atlanta foi por acreditar que a Grécia não teria condições de organizar novamente os Jogos num curto prazo, já que mesmo o país sendo membro da União Europeia, tinha uma infra-estrutura deficiente para sediar o evento num curto prazo.

Mesmo assim, ficou a impressão desta escolha ter sido baseada no poder financeiro e no potencial de comercialização desta edição, o que resultou numa inédita antipatia por uma cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Sete anos mais tarde, Atenas seria eleita para os Jogos Olímpicos de 2004.

Além disso, os Jogos de Atlanta, que se esperava serem perfeitos, pelos vultosos recursos investidos em sua organização, apresentaram vários percalços, como um inesperado problema nos transportes, com engarrafamentos monstruosos pela cidade no período dos Jogos dificultando a locomoção entre os locais de competição, calor intenso durante as competições e o mais grave deles, um atentado
cometido com a explosão de uma bomba no Centennial Olympic Park, que resultou na morte de duas pessoas e ferimentos em outras 111.

No discurso de encerramento, o então Presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, referiu-se aos Jogos recém-terminados com um "Bom trabalho, Atlanta" ao invés do costumeiro "Estes foram os melhores Jogos da história", usados até então. A participação portuguesa nestes jogos saldou-se em duas medalhas, uma de ouro para Fernanda Ribeiro, nos 10.000m e outra, de bronze, para Nuno Barreto e Hugo Rocha em Vela classe 470.

Bibliografia
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Wikipédia, a enciclopédia livre - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário