quinta-feira, 28 de outubro de 2010

XXXV Aniversário do Grande Prémio Automóvel

Ano: 1988
Valor Facial: 100 patacas
Metal: prata 925 º/oo
Acabamento: proof
Diâmetro: 38,60 mm
Peso: 28,28 g
Bordo: serrilhado
Eixo:
Tiragem: 5.000
Escultor:
Legislação: Decreto-Lei nº 26/88/M, de 28 de Março

Ano: 1988
Valor Facial: 500 patacas
Metal: prata 999 º/oo
Acabamento: proof
Diâmetro: 65 mm
Peso: 155,515 g
Bordo: serrilhado
Eixo:
Tiragem: 2.000
Escultor:
Legislação: Decreto-Lei nº 26/88/M, de 28 de Março
Ano: 1988
Valor Facial: 500 patacas
Metal: ouro 916 º/oo
Acabamento: proof
Diâmetro: 22 mm
Peso: 7,96 g
Bordo: serrilhado
Eixo:
Tiragem: 4.500
Escultor:
Legislação: Decreto-Lei nº 26/88/M, de 28 de Março
Ano: 1988
Valor Facial: 10.000 patacas
Metal: ouro 999 º/oo
Acabamento: proof
Diâmetro: 65 mm
Peso: 155,515 g
Bordo: serrilhado
Eixo:
Tiragem: 500
Escultor:
Legislação: Decreto-Lei nº 26/88/M, de 28 de Março

A/:.representa uma viatura de competição circundada pelas inscrições “XXXV Aniversário – 1954-1988”, contendo a legenda “Grande Prémio” e a palavra “Macau”.

R/: é constituído pelo desenho de um Junco Chinês, pela indicação do valor facial e contém as cruzes de Cristo e a palavra “Macau”.

O Grande Prémio de Macau

Originalmente formado em 1954 como um evento amador para entusiastas locais do desporto motorizado, o Grande Prémio de Macau é hoje um encontro de corridas para o qual os melhores corredores mundiais de Fórmula 3, carros de turismo pilotos de motos de estrada e de resistência disputam para entrar. Todos os anos em Novembro, Macau acorda em sobressalto, com mais de 200 pilotos e milhares de entusiastas do desporto motorizado a invadirem o território para o único encontro mundial de corridas em circuito urbano, que inclui corridas de carros e de motos.

Um dos pontos altos do evento, é o Grande Prémio de Fórmula 3 – Taça Intercontinental da FIA, que reúne 30 pilotos de vários campeonatos nacionais a competir para a vencer. Para estes jovens e futuras estrelas, uma vitória em Macau pode vir a garantir ao piloto um lugar numa equipa topo de gama do GP2, ou em caso de talento excepcional, um convite imediato para entrar na prova rainha da competição motorizada – a Fórmula 1.

O Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 viu a primeira prova ganha por Ayrton Senna em 1983. A sua vitória, assegurou ao Grande Prémio de Macau um lugar no calendário mundial de competições motorizadas. Michael Schumacher, campeão mundial de Fórmula 1 por várias vezes, estabeleceu-se rapidamente como o mais famoso na Fórmula 1, depois da sua vitória em 1990, enquanto a vitória de David Coulthard no ano seguinte, chamou a atenção da irmandade da Fórmula 1.

Mais recentemente, o segundo classificado em 1999, Jenson Button, saltou do pódio em Macau directamente para a Fórmula 1 e ainda Robert Kubica que deu o salto para o mundo de Fórmula 1, com o resultado da subida ao pódio de Macau em 2005. Lewis Hamilton, o corredor mais rápido na história recente do desporto motorizado, correu duas vezes em Macau, tendo vencido a corrida de qualificação em 2004, enquanto Jaime Alguersuari, que entrou na corrida em 2008, tornou-se no piloto mais novo da história da Fórmula 1, no Grande Prémio da Hungria em 2009.

O Grande Prémio de Motos de Macau tornou-se num dos eventos importantes do mundo das corridas. Muitas vezes mencionado ao lado de outras corridas famosas de estrada, como as Isle de Man TT e North West 200. Macau tem um grupo verdadeiramente internacional e o Circuito da Guia ficou conhecido no mundo do motociclismo como o circuito mais exigente do mundo.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Grande Prémio de Macau - http://www.macau.grandprix.gov.mo
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário