quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ano do Galo

Ano: 1981
Valor Facial: 100 patacas
Metal: prata 925 º/oo
Acabamento: proof + FDC
Diâmetro: 38,60 mm
Peso: 28,28 g
Bordo: serrilhado
Tiragem: 2.000
Legislação: Decreto-Lei n.º 6/81/M, de 21 de Fevereiro
Ano: 1981
Valor Facial: 1.000 patacas
Metal: ouro 916 º/oo
Acabamento: proof + FDC
Diâmetro: 28,40 mm
Peso: 15,976 g
Bordo: serrilhado
Tiragem: 3.500
Legislação: Decreto-Lei n.º 6/81/M, de 21 de Fevereiro

A/: é constituído pelo desenho de um galo referente ao Ano Lunar Chinês de 1981, e tem a indicação do valor facial e dos caracteres em chinês deste valor e de Macau.

R/: é constituído pela indicação do ano da cunhagem, da legenda “Macau” e pelas insígnias de Macau.

Ano do Galo

O optimismo do ano do macaco sobrepõe o ano do galo, mas o galo tende a ser muito confidente e é determinado nos seus planos. Quando o galo colorido trouxer dias brilhantes e felizes, dissipará também a energia. Os seus trajectos são práticos e bem provados. Esqueça esse best seller controverso que se estava a preparar para escrever. Não inicie nenhum esquema rápido ou rico este ano, por favor!

Este ano pode requerer muito esforço. Os riscos especulativos deverão ser evitados. Os desapontamentos e os conflitos estarão na ordem do dia. O galo gosta de impor a sua autoridade e muitos dos problemas podem vir da sua atitude dominadora. Mas desde que simbolize também o bom administrador e o consciencioso justiceiro, a paz será mantida. Tudo será balançado precariamente no ano do galo.

Este ano nós poderemos ter que despender de um esforço máximo para um ganho mínimo. Os detalhes necessitam de ser vistos, mas será bom não esquecer de ver o contexto por inteiro. Seja cauteloso. Não aponte demasiadamente alto.

A política aderirá às políticas de linha dura. A cena diplomática será dominada pelos oradores filosóficos. Não pode haver nenhum confronto real. Quase todos estarão demasiado ocupados com eles mesmos para ouvirem ou se importarem com o que a outra pessoa possa estar a dizer. Tenderemos a ser terrivelmente ostensivos sobre a imagem que projectamos e pensamos nós ser esplêndida.

Este será um ano flutuante apesar da tendência do galo para fazer das coisas simples as mais complicadas. Uma coisa é certa: raramente vem de mãos vazias. Este é o ano de uma ave muito auto-suficiente que nunca irá com fome. Nossos bolsos não estarão vazios embora os nossos nervos possam ser um bocado desgastados.

Bibliografia
Hoops – www.hoops.pt

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário