quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Arqueólogos britânicos descobriram 264 moedas de ouro em Jerusalém

Arqueólogos britânicos descobriram 264 moedas de ouro com 1300 anos, nas antigas muralhas de Jerusalém, debaixo de um parque de estacionamento, revelaram  as Autoridades Israelitas.

Segundo os cientistas, a descoberta é do século VII, no final do período Bizantino. “Nós descobrimos cerâmica, descobrimos vidro, mas nunca tínhamos descoberto nada como isto”, disse a arqueóloga britânica, Nadine Ross, que encontrou o conjunto de moedas no domingo, debaixo de uma grande pedra.

“É muito, muito excitante”, disse a especialista, que estava na sua última semana da viagem a Israel.  As moedas são da altura do reino do Imperador bizantino Heráclio, entre os anos 610 e 641 DC.

Do lado da cara, as moedas trazem o imperador com trajes militares, a segurar numa cruz com a sua mão direita. No reverso da moeda, está a cruz. Os arqueólogos explicam que as moedas foram cunhadas no princípio do reino de Heráclio, antes dos persas conquistarem Jerusalém no ano de 614.

“Isto é um dos maiores e mais impressionantes conjuntos de moedas que alguma vez foram descobertos em Jerusalém – certamente o maior e mais importante deste período”, disseram em comunicado os directores do local de escavação, Doron Ben-Ami e Yana Tchekhanovets.

“Já que nenhum vaso de cerâmica foi descoberto ao lado das moedas, pode-se assumir que estavam escondidas num buraco da parede do edifício”, disseram.

Até agora, só se encontrou em Jerusalém um conjunto de cinco moedas de ouro deste período.


Fonte: www.nakelelugar.com

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário