domingo, 21 de novembro de 2010

Visita a Macau do Presidente Eanes

Ano: 1985
Valor Facial: 100 patacas
Metal: prata 925 º/oo
Acabamento: proof + BNC
Diâmetro: 38,60 mm
Peso: 28,28 g
Bordo: serrilhado
Tiragem: 5.000 proof - 5.000 BNC
Legislação: Decreto-Lei n.º 39/85/M, de 11 de Maio

A/: contém, ao centro, a efígie do General Ramalho Eanes figurando na orla, em português, a legenda “Visita a Macau do Presidente Eanes”, e o ano da cunhagem e, por baixo da efígie, a legenda, em chinês, “Visita a Macau do Presidente da República Portuguesa”.

R/: é constituído pelo desenho das insígnias de Macau, ao centro e pelas indicações, em português e chinês do nome da cidade “Macau”, em cima e do valor facial “100 Patacas” e contraste do fabricante, em baixo.

Ramalho Eanes

António dos Santos Ramalho Eanes, (Alcains - Castelo Branco, 25 de Janeiro de 1935) é um oficial militar e ex-político português. Foi o primeiro presidente da República democraticamente eleito após a revolução de 1974. Ramalho Eanes nasceu em Alcains, concelho de Castelo Branco numa família humilde. Filho de Manuel dos Santos Eanes e Maria do Rosário Ramalho. A formação tem início em 1942, quando entra para o Liceu de Castelo Branco. Segue a carreira das armas entrando para o exército em 1952, estudando tácticas militares (Escola do Exército, de 1952 a 1956; Estágio CIOE-Curso de Instrução de Operações Especiais, em 1962; instrutor de Acção Psicológica no Instituto de Altos Estudos Militares, em 1962). Frequenta, ainda, o Instituto Superior de Psicologia, durante três anos.

No exército, Ramalho Eanes segue a arma de Infantaria. Serve na Guerra Colonial onde combateu na Índia Portuguesa, Macau, Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Depois de demorada carreira de combatente, Eanes encontrava-se ainda em serviço em Angola aquando da revolução de 25 de Abril. Aderiu ao Movimento das Forças Armadas e, regressado a Portugal, foi director de programas e nomeado presidente do conselho de administração da RTP, até Março de 1975.

Em 1975, então com a patente de Tenente-Coronel, dirigiu as operações militares do 25 de Novembro desse mesmo ano, contra a facção mais radical do MFA. Em 1976 foi eleito Presidente da República, sendo reeleito em finais de 1980. Com o fim do segundo mandato como presidente da república, em Fevereiro de 1986, assume pouco depois a presidência do Partido Renovador Democrático, demitindo-se desse cargo em 1987.

Nomeado General de quatro estrelas em 24 de Maio de 1978, passou à reserva, por sua iniciativa, em Março de 1986. É, actualmente, Conselheiro de Estado e presidente do Conselho de Curadores do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É casado com Maria Manuela Duarte Neto de Portugal Eanes. É Grande Colar da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Bibliografia
Wikipedia – pt.wikipedia.org

Subscribe | More

2 comentários:

  1. Bom dia
    Gostaria de saber onde posso consultar o preço das moedas comemorativas portuguesas?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Para obter o preço das moedas comemorativas portuguesas o mais aconselhável é adquirir um catálogo. Em alternativa, consulte o site http://www.moeda.org/

    ResponderEliminar