sábado, 8 de janeiro de 2011

Os 9 Mandamentos do Numismata

Hoje voltei a cruzar-me, no decurso das minhas pesquisas, com um texto que já conhecia à bastante tempo. Pela sua importância, não posso deixar de o reproduzir e partilhar convosco, para a reflexão de todos aqueles que gostam da numismática.

"Escreveu um dos nossos maiores mestres do Direito Administrativo: "Quem diz História diz conhecimento dos factos humanos ocorridos no passado" (...) Mas, para podermos fazer uma ideia quanto possível exacta da vida social numa determinada época passada, precisamos de ter "mentalidade histórica". Chamo mentalidade histórica à capaciodade para nos desprendermos das circunstâncias, dos preconceitos e do modo de ver dos nossos dias, de cada vez que quisermos estudar uma época passada. (...) A mentalidade histórica exige o sentido da relatividade, isto é, a integração de cada elemento de uma época no conjunto das ideias, dos factos e das instituições dessa época, no que se pode chamar o "espírito da época".

Daí que, sendo a História da Numismática uma "disciplina histórica", o numismata tenha de pesquisar a evolução da numária de um povo, no conjunto dos factos desse povo ou da região envolvente, pois que essa evolução não se produziu "ad-hoc", antes respondeu às necessidades exigidas pela comunidade e resolvidas pelos governantes.

Mas, para isso, o numismata investigador, dado o carácter específico e técnico do campo em que avança nos seus trabalhos, tem de reunir várias qualidades que andam inerentes a qualquer historiador e que não resisto em fazer uma pequena sintese, tal como o referido Mestre apresenta, com desenvolvimento, na referida obra:

- CURIOSIDADE: apetência de progredir no conhecimento.
- PACIÊNCIA: conceder o tempo exigível à pesquisa.
- TENACIDADE: capacidade de persistência, perante as difilcudades.
- IMAGINAÇÃO: faculdade de reconstituição do passado, face às fontes coevas.
- BOM SENSO: cuidado nas soluções propostas.
- ESPÍRITO CRÍTICO: poder de opção entre o verdadeiro e o falso.
- PROBIDADE: cautela em não afirmar certezas que não passem de presunções.
- HONESTIDADE: não dar citações, como obra sua.
- HUMILDADE: reconhecer as suas limitações.
"

VITAL, Nestor R. Oliveira Fatia, in "Panorama Geo-Histórico e Numismático da Alta Idade Média Ibérica Ocidental (Séculos C a XI)" http://www.csarmento.uminho.pt/docs/ndat/rg/RG093_10.pdf

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário