segunda-feira, 4 de abril de 2011

Centena e meia de coleccionadores encontram-se dia 16 de Abril em Barcelos

Cerca de uma centena e meia de coleccionadores da região Norte e da Galiza, entre mais alguns estrangeiros, encontram-se no próximo dia 16 em Barcelos para exibir as suas melhores colecções e quem sabe começar outras. É mais uma edição do Encontro de Coleccionadores, que vai já na sua sétima edição e que se define este ano como “encontro internacional”.

A iniciativa é promovida há já vários anos pela ACOBAR - Associação de Coleccionismo de Barcelos - que tem realizado o evento ininterruptamente desde 2005. É Constantino Ribeiro, o presidente da associação, que explica que o encontro “se definiu este ano como ‘internacional’ porque todos os anos tínhamos sempre a presença de muitos espanhóis e mais alguns coleccionadores de outras nacionalidades como de Cabo Verde e França”.

O responsável indica, aliás, que este ano a ACOBAR apostou mesmo “numa grande publicidade na Galiza e Astúrias, no sentido de captar ainda mais coleccionadores para virem participar neste encontro”.

Ninguém fica indiferente aos brinquedos tradicionais. Moedas, notas, selos e postais são os temas mais recorrentes das colecções que participam neste encontro, mas Constantino Ribeiro indica que “hoje em dia é possível coleccionar tudo o que se quiser. Tudo é coleccionável, desde que haja interesse do coleccionador e algum trabalho para enriquecer a sua colecção o melhor que puder”.

Mas há, todavia, uma colecção que não passa ao lado de ninguém por estes dias: a dos brinquedos tradicionais. Também nesta área está prevista a participação de alguns coleccionadores, que prometem mostrar as ‘delícias’ com que as crianças brincavam outrora e, através dos quais, uns podem recordar e outros descobrir.

Uma das inovações no evento deste ano vai ser também a participação de vários artistas plásticos barcelenses, que marcarão presença neste VII Encontro Internacional de Coleccionadores com as suas pinturas - as quais vão dar a novos artigos coleccionáveis, como postais e calendários.

No pavilhão municipal de Barcelos, onde decorre o evento, estarão também presentes os elementos que participam neste momento numa missão humanitária, numa caravana de UMM’s, em Marrocos, onde exibirão o percurso que fizeram através de um relato fotográfico.

As inscrições feitas até dia 10 dão direito a mesa, lembranças e certificado e após esta data estarão sujeitas ao espaço disponível.A abertura do encontro está prevista para as 10 horas do próximo dia 16.


Fonte: www.correiodominho.com

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário