segunda-feira, 23 de maio de 2011

Centenário dos Pupilos do Exército e Exploradores Europeus em circulação a partir de amanhã

O Banco de Portugal vai colocar em circulação, a partir de 24 de Maio de 2011, duas moedas de colecção com o valor facial de € 2,50: a moeda «Centenário dos Pupilos do Exército» e a moeda «Exploradores Europeus», integrada na série “Europa”. As moedas serão disponibilizadas ao público através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal.

A moeda «Centenário dos Pupilos do Exército» apresenta, no anverso, a legenda “100º Aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército”, o valor facial, o escudo nacional e a ponta de uma espada. No reverso, exibe os dois elementos que simbolizam esta instituição militar, a barretina e a espada, a expressão “Querer é poder”, a legenda “Portugal” e a era.

A moeda «Exploradores Europeus» apresenta, no anverso, os ramos de uma árvore africana, o embondeiro, a legenda “Portugal”, o valor facial, o escudo nacional e a era. O reverso exibe os retratos dos dois exploradores, a legenda “Exploradores Europeus”, a inscrição dos apelidos “Capelo” e “Ivens” e o logótipo da série “Europa”.

As duas moedas de colecção têm apenas poder liberatório em Portugal. As suas características foram aprovadas pela Portaria nº 188/2011, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 89, de 9 de Maio de 2011.

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A., foi autorizada a cunhar até 100 mil exemplares de cada uma das moedas, com acabamento normal, em liga de cuproníquel.

Fonte: Banco de Portugal

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário