quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

II Jogos da Lusofonia

No ano de 2009, o Comité Olímpico de Portugal organiza os II Jogos da Lusofonia, evento que terá lugar em Lisboa entre os dias 11 e 19 de Julho. Este acontecimento internacional vem, pela segunda vez, tornar realidade o objectivo da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa, cuja ambição é incentivar a integração do mundo lusófono através do desporto.


Série: Emissões Especiais
Data de Lançamento: Junho de 2009
Valor Facial: 2 €
Metal: Cu/Zn/Ni
Acabamento: Normal
Diâmetro: 25,75 mm
Peso: 8.5 g
Bordo: serrilhado com inscrição de baixo relevo
Inscrição no bordo: Cinco brasões e sete castelos a igual distância
Eixo: vertical
Tiragem: 1.250.000
Escultor: José Aurélio
Legislação: Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2008, de 20 de Outubro e Aviso do Banco de Portugal n.º 10.396/2009, de 2 de Junho

A/: No campo central é representado o logótipo oficial inspirado na figura de um atleta com uma fita, evocando o movimento na ginástica rítmica. Na parte superior, figuram o Escudo Nacional e a legenda «Portugal», acompanhados, no campo lateral esquerdo, pela inscrição «2009». Na parte inferior, situa-se a legenda «2.ºs Jogos da Lusofonia Lisboa», e envolvendo todo o desenho encontram-se dispostas em forma circular as 12 estrelas que representam a União Europeia.

R/: O número 2 que representa o valor da moeda aparece no lado esquerdo da face comum. Sobre o lado direito da mesma face, surgem seis linhas verticais direitas, sobre as quais estão sobrepostas doze estrelas, cada uma imediatamente antes de cada extremidade destas linhas. O continente europeu está representado no lado direito. A parte direita desta representação sobrepõe-se à secção média das linhas. A palavra «EURO» está sobreposta horizontalmente na parte central direita da face comum. As iniciais «LL» do autor da gravura estão inscritas sob a letra «O», perto do bordo do lado direito da moeda.

Jogos da Lusofonia

Esta moeda de 2 euros assinala os 2ºs Jogos da Lusofonia e apresenta na sua face nacional uma figura de atleta envolta numa fita que caracteriza os exercícios de ginástica rítmica, e que, na sua riqueza formal simboliza não só a beleza e o rigor das actividades atléticas mas também o envolvimento da comunidade lusófona. Para além do aspecto competitivo, os atletas dos países que participam nestes jogos, desenvolvem e consolidam os laços que fortalecem o espírito e o sentir lusófonos.

Os Jogos da Lusofonia de 2009 foram a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, evento multi desportivo disputado pela comunidade de países de língua portuguesa representados por seus respectivos Comités Olímpicos Nacionais. Foi realizado em Lisboa, Portugal, entre 11 e 19 de Julho de 2009. O Pavilhão Atlântico foi o principal palco de competições, sendo nele realizadas a cerimónia de abertura e encerramento.

No total, 12 países lusófonos (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Macau, Sri Lanca, Índia e Guiné Equatorial) representados pelos respectivos comités olímpicos nacionais enviaram delegações de atletas e comissões técnicas. Assim, todos os membros da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) participaram da segunda edição.

Essa edição dos jogos incluiu nove desportos olímpicos (Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Judo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Voleibol e Voleibol de Praia) — um a mais do que a edição inaugural — totalizando 68 eventos em disputa. Três eventos para atletas com deficiência foram incluídos no programa do atletismo como demonstração.

No quadro total de medalhas, Portugal ficou em segundo lugar, a seguir ao Brasil, com 74 medalhas, tendo conquistado 25 de ouro, 34 de prata e 15 de bronze.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário