quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Uma Moeda Contra a Indiferença

Série: Uma Moeda, Uma Causa
Data de Lançamento: Abril de 2008
Valor Facial: 1,5 €
Metal: Cuproníquel 75/25
Acabamento: Normal
Diâmetro: 26,5 mm
Peso: 8 g +/- 3%
Bordo: Zonas alternadamente planas e serrilhadas
Eixo: vertical
Tiragem: 50.000
Escultor: José Cândido
Legislação: Resolução do Conselho de Ministros n.º 64/2008, de 20 de Março e Aviso do Banco de Portugal n.º 14.040/2008, de 6 de Maio

A/: Apresenta, no campo central superior, o escudo nacional emerge de um conjunto de figuras geométricas, no campo central inferior figuram as legendas «Portugal», «AMI» e o respectivo símbolo e, junto à orla, a legenda «2008».

R/: No campo central, inserida num conjunto de figuras geométricas, é representada a «cadeirinha de quatro mãos», pese embora falte uma mão, simbolizando a ineficácia em
consequência da passividade. No campo lateral esquerdo, na vertical, situa -se a legenda «Contra a Indiferença», no campo inferior, é inscrito o valor facial.

Assistência Médica Internacional

Desde a sua fundação em Dezembro de 1984 que a AMI (Assistência Médica Internacional) trava uma luta contra as duas doenças mais graves do mundo: a intolerância e a indiferença, as quais considera estarem na origem do facto de três quartos da população mundial viver de forma indigna.

A dignificação da vida humana é o principal objectivo do trabalho da AMI, que tem como princípio a saúde física, mental, social e ambiental. O trabalho da AMI assenta em quatro pilares: a Acção Internacional, em favor das vítimas de guerras, catástrofes e da pobreza extrema; a Acção Nacional em favor dos excluídos sociais; a Acção de Alertar Consciências sensibilizando a opinião publica para uma indignação activa em relação a temas preocupantes do nosso mundo (paz, justiça, ambiente, etc.) e os direitos humanos; e a Acção Ambiental na qual demonstra que cuidar da saúde é também cuidar do ambiente.

A AMI depende maioritariamente dos fundos que angaria junto da sociedade civil, garante da sua independência financeira e liberdade de acção.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário