quarta-feira, 5 de maio de 2010

Jogos Olímpicos de Atenas 2004


Série: Eventos desportivos
Ano: 2004
Valor Facial: 10 €
Metal: prata 500 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 40 mm
Peso: 27 g
Bordo: serrilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 350.000
Escultor: José Aurélio
Legislação: Decreto-Lei n.º 130/2004, de 3 de Junho

A/: Uma gravura no campo superior que representa o escudo das armas nacionais colocado sobre uma coluna, simbolizando um podium, com a inscrição «10 Euro» e nas orlas laterais figura a legenda «República Portuguesa».

R/: A gravura apresenta no campo central uma vela com a Cruz de Cristo, no campo lateral esquerdo a legenda «Jogos Olímpicos Atenas 2004» e no campo inferior uma composição estilizada dos anéis olímpicos.

Jogos Olímpicos de Atenas
O Jogos Olímpicos de 2004 realizaram-se na Grécia entre 11 e 29 de Agosto. Foi a segunda edição de Jogos Olímpicos realizada na cidade, 108 anos após a primeira. Durante os dezoito dias de disputa, 10 625 atletas de 201 nações competiram em 301 eventos de 28 modalidades.

Alguns locais de competição trouxeram uma grande carga de história: o estádio da cidade de Olímpia em que foram disputados os Jogos na Antiguidade recebeu as provas de arremesso de peso. A cidade de Maratona recebeu a largada das provas que levam o nome da cidade. Os atletas repetiram o trajecto feito pelo herói grego Fidípides cerca de 2.500 anos antes. A chegada das provas e as competições de tiro com arco ocorreram no Estádio Panathinaiko, palco central dos Jogos de 1896. Ao lado dessas, modernas instalações, como o Estádio Olímpico, totalmente reformado para receber o atletismo e as cerimónias de abertura e encerramento.

No quadro de medalhas, Portugal classificou-se em 60º lugar com duas medalhas de prata, uma para Francis Obikwelu, na corrida de 100 m e outra para Sérgio Paulino, na prova de resistência de estrada, em Ciclismo e ainda uma de bronze atribuída a Rui Silva pelo terceiro lugar obtido na corrida de 1.500 m.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário