segunda-feira, 29 de março de 2010

Campeonato Mundial de Futebol – Alemanha 2006


Série: Eventos desportivos
Ano: 2006
Valor Facial: 10 €
Metal: prata 500 º/oo
Acabamento: Normal
Diâmetro: 40 mm
Peso: 27 g
Bordo: serilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 250.000
Escultor: José Teixeira
Legislação: Decreto-Lei n.º 217/2005, de 14 de Dezembro

A/: Apresenta, no plano central, a estilização de um anfiteatro desportivo, acompanhado pela legenda «República Portuguesa», tendo, na parte superior, o Escudo Nacional com a esfera armilar e, na parte inferior, a identificação do valor facial da moeda, «10Euro».

R/: Estilização de uma bola em movimento, tendo na parte superior a legenda circular «Campeonato Mundial de Futebol», envolvendo a legenda «FIFA Alemanha 2006».

O Campeonato Mundial de Futebol de 2006 realizou-se na Alemanha e foi vencido pela Itália. A Alemanha foi o país-sede e o único pré-classificado. Pela primeira vez na história do campeonato, o campeão do torneio anterior (no caso, o Brasil) precisou disputar as eliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram no Mundial de 2006, cuja final foi no dia 9 de Julho.

Os países classificados foram: Alemanha (previamente classificada como país sede), Argentina, Brasil, Paraguai, Equador, México, Estados Unidos da América, Trinidade e Tobago, Costa Rica, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Suíça, Suécia, República Checa, Ucrânia, Sérvia e Montenegro, Países Baixos, Croácia, Polónia, Togo, Gana, Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Japão, Arábia Saudita, Irão, Coreia do Sul e Austrália. Facto inédito foi a participação simultânea de três países lusófonos – Portugal, Angola e Brasil.

Portugal participou pela quarta vez, a segunda consecutiva, numa fase final do Campeonato do Mundo de Futebol. Durante as eliminatórias, Portugal defrontou a Rússia, Eslováquia, Estónia, Letónia, Luxemburgo e Liechtenstein. Treinado pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, terminou as eliminatórias de forma invicta, com 9 vitórias e três empates. No torneio final, Portugal ganhou a Angola, Irão, México e Países Baixos. Empatou com a Inglaterra (Portugal ganhou no desempate por grandes penalidades) e perdeu depois com a França e Alemanha. Pela primeira vez desde 1966, a selecção portuguesa foi uma das semi-finalistas, tendo encerrado a competição na quarta colocação.

Apesar da derrota contra a Alemanha na disputa do 3o e 4o lugares, a Selecção Nacional foi recebida em grande pompa e festejos, com o seu desempenho comparável apenas àquele de 1966. Com este último jogo, despediram-se Luís Figo e Pauleta da Selecção Nacional; o primeiro com 33 anos e 147 internacionalizações e o segundo com os seus 47 golos com o equipamento das cores nacionais.

Fase de grupos
Portugal ficou em primeiro lugar no grupo D com 9 pontos e três vitórias. A selecção portuguesa garantiu-se como sexta classificada para os oitavos-de-final, ao vencer o Irão, já sem chances de classificação, por 2 a 0. O México classificou-se como segundo colocado no grupo, mesmo perdendo para a selecção portuguesa, já que Angola e a Irão empataram.

Angola (0-1) Portugal – Golo de Pauleta
Portugal (2-0) Irão – Golos de Deco e Cristiano Ronaldo
Portugal (2-1) México – Golos de Maniche e Simão Sabrosa

Oitavos-de-final
Portugal (1-0) Holanda – Golo de Maniche

Quartos-de-final
Portuga (0-0) Inglaterra – (3-1) em grandes penalidades, com golos de Simão, Postiga e Cristiano Ronaldo.

Meias-finais
Portugal (0-1) França – Golo de Zidane aos 33' de grande penalidade.

Disputa pelo 3º lugar
Alemanha (3-1) Portugal – o golo de Portugal foi marcado por Nuno Gomes já quase no final da partida, aos 88'. Portugal acabou por ficar em 4º lugar.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário