quinta-feira, 17 de junho de 2010

Santo António

Santo António de Lisboa (Lisboa, 1192 – Arcela 1231) ou de Pádua como é mundialmente conhecido por aí ter sido enterrado, é uma figura ímpar da história de Portugal. Santo douto - foi o primeiro teólogo da Ordem criada por São Francisco de Assis, que lhe chamava "meu bispo", com reverência e afecto - e santo da mais vasta devoção popular. Santo António continua hoje, oito séculos passados, a ser exemplo máximo da vocação universalista do povo e da nação que o criou e formou.


Série: Portugal Universal
Ano: 2007
Valor Facial: 1/4 de euro
Metal: ouro 999 º/oo
Acabamento: FDC
Diâmetro: 14 mm
Peso: 1,56 g +/- 2,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 30.000
Escultor: Hélder Batista
Legislação: Decreto-Lei nº 58/2006, de 17 de Março

A/: Apresenta, no centro do campo, o escudo nacional com a esfera armilar e o valor facial da moeda, circundado pelas legendas «República Portuguesa» e «Au 999%o 1/20 oz».

R/: Representa a figura a comemorar, com o respectivo nome e as datas de nascimento e morte, e a era da emissão.

Santo António

Santo António de Lisboa, também chamado Santo António de Pádua, (Lisboa, 15 de Agosto de 1191-1195 ? - Pádua, 13 de Junho de 1231), de seu nome de baptismo Fernando de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, tendo posteriormente ido para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito.

Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador. Foi professor de Teologia e grande pregador. Foi convidado por São Francisco para pregar contra os Albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.

Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.

Protector dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento colectivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.



Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário