quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Justo de D. João II

Como forma de promover a numismática portuguesa e os valores históricos, culturais e civilizacionais de Portugal, tanto no plano nacional como internacional, a INCM tem vindo a cunhar uma série de moedas integrantes da colecção denominada «Tesouros numismáticos portugueses». Esta colecção é composta por cinco moedas alusivas a alguns dos exemplares mais relevantes da numismática e da história portuguesas — quer pelo seu significado, quer pela sua raridade, das quais é parte integrante o Justo, de D. João II.



Série: Tesouros Numismáticos
Data de Lançamento: 24 de Março de 2010
Valor Facial: 5 €
Metal: Cuproníquel (75/25)
Acabamento: normal
Diâmetro: 30 mm
Peso: 14 g
Bordo: liso e irregular
Eixo: vertical
Limite de Emissão: 150.000
Escultor: José Viriato
Legislação: Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2009, de 19 de Fevereiro

A/: + 5€ : REPVBLICA PORTVGVESA : 2010 - Ao centro o escudo nacional coroado.

R/: + IVSTVS : VT : PALMA : FLOREBIT - Ao centro é recriada a imagem da face do «Justo» que mostra o Rei sentado no trono.


A/: + IOAIIS:2:R PORTVGALIE ALGAR:DNS GVIEE – Armas do reino entre duas palmas.
R/: + IVSTVS:VT:PALMA:FLOREBIT – O rei de face, vestido com a armadura e o manto, sentado no trono, com a cabeça coroada e a espada levantada na mão direita

El-Rei D. João II mandou lavrar moedas novas no ano de 1485; a primeira foi uma de ouro, que chamavam Justo de lei de 22 quilates, e peso de 600 reis, que tem de uma parte o escudo real já com as quinas direitas sem a Cruz de Aviz, e foi esta a primeira vez, em que assim apareceu o escudo real, depois d’El-Rei D.João I o qual foi Mestre de Aviz, pos o escudo real no meio da Cruz daquela Ordem, e as letras dizem: JOANNES SECUNDUS R. PORTUGAL ALGAR DOMINUS GUINE, que é: João II Rei de Portugal, e dos Algarves, Senhor da Guine, o qual titulo tomou também no mesmo ano; da outra parte estava El-Rei armado, assentado em cadeira real com uma espada na mão, e as letras à roda diziam : JUSTUS UT PALMA FLORIBIT: o justo florescerá como a palmeira, deste letreiro parece lhe deram a esta moeda o nome de Justo.

O Justo era uma moeda de ouro de 916,6 º/oo, com o valor de 600 reais brancos, tendo 30 a 34 mm de diâmetro e 6 g de peso.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
FARIA, Manuel Severim de. Notícias de Portugal, Discurso IV. Lisboa Ocidental, 1740

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário