sábado, 27 de março de 2010

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia


Série: Emissões Especiais
Data de Lançamento: Julho de 2007
Valor Facial: 2€
Metal: Cu/Zn/Ni
Acabamento: Normal
Diâmetro: 25,75 mm
Peso: 8,5
Bordo: serrilhado com inscrição de baixo relevo
Inscrição no bordo: Cinco brasões e sete castelos a igual distância
Eixo: vertical
Tiragem: 2.000.000
Escultor: Luc Luycx / Irene Vilar
Legislação: Decreto-Lei n.º 3/2007, de 5 de Janeiro

A/: A face nacional contém, ao centro, a representação do sobreiro, simbolizando uma das maiores fontes de riqueza nacional, e, na parte inferior, as legendas «2007— Presidência do Conselho da UE» e «Portugal» e o Escudo Nacional;  envolvendo todo o desenho, encontram-se dispostas em forma de coroa circular as 12 estrelas.

R/: O número 2, que representa o valor da moeda aparece no lado esquerdo da face comum. Sobre o lado direito da mesma face, surgem seis linhas verticais direitas, sobre as quais estão sobrepostas doze estrelas, cada uma imediatamente antes de cada extremidade destas linhas. O continente europeu está representado no lado direito. A parte direitaa desta representação sobrepões-se à secção média das linhas. A palavra “EURO” está sobreposta horizontalmente na parte central direita da face comum. As iniciais “LL” do autor da gravura estão inscritas sob a letra “O”, perto do bordo do lado direito da moeda.

Presidência do Conselho da União Europeia

A Presidência do Conselho da União Europeia é uma responsabilidade sobre o funcionamento do Conselho da União Europeia, que foi rotativo entre os Estados membros da União Europeia, de seis em seis meses. Não havia um único presidente, e a tarefa era levada a cabo por todo um governo nacional, o que, consequentemente, permite influencie a direcção da política da União Europeia.

A Presidência, que é por vezes chamada informalmente a Presidência da UE, tem como sua principal responsabilidade, organizar e presidir a todas as reuniões do Conselho. No entanto, a capacidade de resolver dificuldades na prática é também uma responsabilidade primária.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário