quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Campeonato do Mundo de Futebol - África do Sul 2010


Série: Eventos Desportivos
Data de Lançamento: 27 de Abril de 2010
Valor Facial: 2,5 €
Metal: Cuproníquel 75/25
Acabamento: normal
Diâmetro: 28 mm
Peso: 10 g +/- 3%
Bordo: Serrilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 120.000
Escultor: Carlos Marques
Legislação: Resolução do Conselho de Ministros n.º 26/2010, de 5 de Abril

A/: Apresenta a simulação de um mapa evidenciando o ambiente festivo da multidão que agita uma bandeira, onde figura o escudo nacional, o valor facial e, na orla, a expressão «Portugal».

R/: É representado o mapa de África, de onde se destacam a multidão e os jogadores, uma bola, o símbolo oficial dos campeonatos, a era e as legendas «Mundial da FIFA» e «África do Sul».

O Campeonato do Mundo FIFA de 2010 é a 19º edição do evento e ocorrerá pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul e vai realizar-se de 11 de Junho a 11 de Julho de 2010.

O processo oferecendo o primeira Campeonato do Mundo FIFA sob a rotação continental (o processo de girar hospedando o Campeonato a cada confederação por vez) era o Campeonato do Mundo FIFA de 2010. Será o maior evento ostentado neste continente, que como as Olimpíadas, ainda não tinha sido organizado no continente africano. Assim, candidataram-se a África do Sul, o Marrocos, o Egipto e a candidatura binacional Líbia-Tunísia.

Em 15 de Maio de 2004, na Zurique, Suíça, a África do Sul derrotou Marrocos por 14 votos a 10. O Egipto não recebeu nenhum voto e Líbia e Tunísia retiraram-se em 8 de Maio de 2004 depois de oferecerem a sua junção, que não foi permitida.

A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para o ampeonato do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rugby e o críquete.

A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou no Campeonato da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase do campeonato num grupo em que participavam as selecções da Espanha, da Eslovénia e do Paraguai, participou também no Campeonato de 1998, na França.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

2 comentários:

  1. Gostaria de saber onde estará esta moeda disponivel?! em bancos ou como uma de 2.5€ que saiu num hipermercado?

    ResponderEliminar
  2. Já tivemos oportunidade de publicar essa informação que poderá consultar aqui.

    ResponderEliminar