quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Alto Douro Vinhateiro

Série: Património Mundial
Data de Lançamento: Novembro de 2008
Valor Facial: 2,5 €
Metal: Cuproníquel 75/25
Acabamento: Normal
Diâmetro: 28 mm
Peso: 10g +/- 3%
Bordo: Zonas alternadamente planas e serrilhadas
Eixo: vertical
Tiragem: 150.000
Escultor: Armando Alves
Legislação: Resolução do Conselho de Ministros n.º 64/2008, de 20 de Março e Aviso do Banco de Portugal n.º 27.418/2008, de 17 de Novembro

A/: Apresenta na orla da moeda, as legendas «República Portuguesa», «2008» e o valor facial, como elementos centrais figuram os desenhos estilizados do curso do rio Douro e de duas folhas de videira. No campo lateral direito é representado o escudo nacional.

R/: É representada, no campo central, a paisagem característica da região, tendo como elementos de fundo o rio e as montanhas revestidas de socalcos. No campo inferior situa-se a legenda «Alto Douro Vinhateiro» e no campo lateral direito inscrevem-se a designação e o símbolo da UNESCO e o logótipo do «Património Mundial».

Alto Douro Vinhateiro

A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares

Esta região, que é banhada pelo Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro, produz vinho há mais de 2000 anos, entre os quais, o mundialmente célebre vinho do Porto.

A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica.

A área classificada engloba 13 concelhos: Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, S. João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, e representa dez por cento da Região Demarcada do Douro.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário