domingo, 29 de agosto de 2010

Lançamento do livro Moedas Comemorativas Portuguesas

Graças a todos vós, o blog moedas-comemorativas.blogspot.com tem vindo a crescer cada vez mais e é já uma referência no panorama numismático português. Por isso, resolvi encetar uma nova etapa na evolução do blog e transformei-o em livro, que hoje apresento. É um livro diferente de todos os outros que já têm sido publicados, bastante completo e com uma abordagem inovadora que, certamente, vai ser do vosso agrado.

Ficha Técnica

Título: MOEDAS COMEMORATIVAS PORTUGUESAS - Moedas Comemorativas de Portugal e dos Territórios Ultramarinos desde a Fundação da Nacionalidade até 2010
Autor: José Valério
Edição de autor, 1.ª Edição, 2010
Impressão: Bubok Publishing S.L.
Tiragem: Print-on-demand – valerio.bubok.pt
Web: moedas-comemorativas.blogspot.com
Copyright © 2010 José Valério
Páginas do livro: 391
Tamanho: 210x297
Preço: 29,95 €

Já disponível para aquisição em valerio.bubok.pt (Paypal, VISA, MBnet e Transferência Bancária).

Pode comprar o livro através de multibanco na internet. Para isso, consulte o guia passo-a-passo Fazer Compras com MBnet e faça o download gratuito.

Sinopse

Este é um livro inédito no panorama numismático português. Isto porque, até à data, nunca a temática das moedas comemorativas foi tratada de forma tão extensa e tão pormenorizada. O âmbito de análise deste trabalho foi alargado para além da tradicional abordagem, que considera o início da emissão de moedas comemorativas a partir de D. Carlos I, com a série de moedas da Descoberta da Índia. O estudo efectuado à numária portuguesa, desde a fundação da nacionalidade, permitiu recuar o início da cunhagem de moedas comemorativas ao reinado de D. Fernando I, no final da I Dinastia. Deste modo dão-se a conhecer uma série de novas moedas comemorativas do período da monarquia, bem como das suas histórias.

Facto inovador neste livro, comparativamente com obras do género, é a abordagem histórica dos personagens e eventos comemorados. Com efeito, para além da informação técnica e imagens de cada moeda, o leitor encontra as biografias e relatos históricos dos personagens e dos acontecimentos que marcaram a nossa história. Não se trata apenas de um livro de numismática, mas de uma obra que nos revela e recorda os factos mais marcantes da História de Portugal. De realçar ainda a inclusão dos antigos territórios ultramarinos, designadamente Guiné, Macau e São Tomé e Príncipe, onde foram cunhadas moedas comemorativas e que normalmente ficam à margem de trabalhos deste género.

Não sendo um catálogo, este livro inclui ainda um conjunto de artigos que versam sobre as moedas portuguesas, medalhas e moedas falsas, as partes que compõem uma moeda, moedas com erros e ainda um manual do coleccionador. Neste último capítulo, o leitor pode ainda aprender como iniciar a sua actividade de numismata, como organizar uma colecção e guardar as moedas, os acessórios de numismática que deve adquirir. Para além disso, dispõe ainda de outras informações como sejam os estados de conservação das moedas, o glossário numismático e a bibliografia.

Leia um um excerto do livro

Testemunhos de quem já comprou o livro

O meu acabou de chegar e fiquei logo satisfeito com a compra. Depois de uma primeira análise rápida, considero que estamos perante um grande livro de numismática, que interessa a todos os coleccionadores de moedas. É diferente de todos os que conheço. É mais que um livro de numismática, com toda a abordagem histórica a acompanhar cada moeda comemorativa, é também um manual para orientar o novo coleccionador e recordar ao mais experiente como gerir e conhecer melhor as moedas da sua colecção. Parabéns ao José Valério que soube reunir num livro o que é difícil de encontrar em vários. Alfonsvs - José Matos

Já li algumas partes, principalmente as moedas de Portugal continental. É realmente um livro que faz falta em qualquer biblioteca de quem gostar de coleccionar moedas. No inicio, veio-me à memória Batalha Reis com a sua Cartilha. Parabéns. Só não gostei do papel... o conteúdo merecia um melhor papel... mas compreendo que o preço iria duplicar. De qualquer maneira temos uma lacuna preenchida... pois nunca ninguém tinha escrito tanto, e tão bem, sobre as nossas moedas comemorativas. VMA - Vitor Almeida

É uma obra de trabalho árduo e metódico. É mesmo justo dizer que o resultado é um livro que está muito para além do seu título. As moedas comemorativas são o corpo central do volume, a sua descrição, classificação, leitura e representação são a base do trabalho, no entanto, vai muito mais além, pois é um livro que concentra em si muita da informação preciosa que às vezes não se encontra na consulta de muitos livros. Como tal, acho que só por isso deveria ser de considerado uma obra a ter por todos os coleccionadores de moedas portuguesas (e não só).

As primeiras 50 páginas (aproximadamente) são dedicadas a temáticas gerais sobre numismática, que passam por uma panorâmica geral sobre as moedas portuguesas cunhadas desde a fundação da nacionalidade até aos nossos dias; uma história universal daquilo que é considerado como sendo moeda comemorativa, até às lições básicas sobre numismática e coleccionismo.

A primeira parte contém ainda informações muito úteis que ajudarão a detectar moedas falsas (pelo menos as falsificações mais recentes). O glossário, os métodos de organização da colecção, o que se deve (e sobretudo o que não se deve fazer às moedas), noções sobre estados de conservação, são dicas muito úteis para todos os coleccionadores que estejam a iniciar uma colecção, mas poderão continuar a ser úteis para os coleccionadores já iniciados.

As informações bibliográficas gerais indicam-nos as principais obras de referência impressas e digitais para aqueles que queiram dar o salto de coleccionador para numismata. Evidente que não se poderá pretender que todas as referências bibliográficas estejam lá, mas estão as mais importantes.

Depois desta primeira parte, chegamos ao corpus do livro propriamente dito, - as moedas comemorativas. As moedas estão organizadas em três grandes grupos:

A Monarquia
Os Territórios Ultramarinos
A República (dentro deste grande grupo as moedas estão compartilhadas entre a I República, a Ditadura Militar e Estado Novo e a República Democrática, segundo a designação clássica I, II e III Repúblicas).

O conceito proposto de moeda comemorativa é mais alargado e poderá ser discutido por alguns coleccionadores mais tradicionalistas, no entanto José Valério alarga o conceito de moeda comemorativa e define este tipo de moeda segundo dois critérios que, a meu ver, são fundamentais: uma moeda comemorativa tem que ter validação legal para poder circular (tem que ser moeda, portanto) e uma moeda comemorativa distingue-se das demais por ter representada um tema de destaque, que poderá ser um evento ou personalidade do passado ou do presente, poderá celebrar um evento contemporâneo ou uma memória.

Definindo desta forma alargada o conceito de moeda comemorativa, José Valério mostra-nos moedas que vão desde as emissões das Guerras Fernandinas, em pleno século XIV, até às séries de euros contemporâneas, passando por toda a história de Portugal. Além da descrição das moedas, há ainda um trabalho enciclopédico de elucidação sobre os temas comemorados, o que é, ou deveria ser, a substância mais enriquecedora para todos os coleccionadores e leitores, pois se as nossas moedas não nos servirem para aprenderemos mais, também não sei para que mais servirão.

Resumidamente, é um livro que deveria estar nas estantes de todos aqueles que gostam de moedas, é um manual e uma obra de leitura agradável e consulta recorrente.
Mário Carvalho

Subscribe | More

1 comentário:

  1. boa noite gostaria de saber se as moedas de reis ,valem alguma coisa ,tenho moedas de 20reis de 1882/5/6

    ResponderEliminar