quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Português de D. Manuel I

Série: Tesouros Numismáticos
Data de Lançamento prevista: 2011
Valor Facial: 7,5 €
Metal: Cuproníquel (75/25)
Acabamento: normal
Diâmetro: 33 mm
Peso: 18,5 g
Bordo: Liso e irregular
Eixo:
Tiragem:
Escultor:
Legislação: Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2009, de 19 de Fevereiro

A/: Mostra a legenda «República Portuguesa», o valor facial, a era e o escudo nacional representados de forma a fazer conjunto com a composição exibida no reverso

R/: É recriada a imagem da face do «Português» e se apresenta a legenda «+IEMANVEL:R:PORTVGALIE:AL:C:VL:IN: A.D:G/C.N:C.ETHIOPIE:ARABIE:PERSIE.I», inscrita
em dois círculos concêntricos, circundando a imagem do escudo de armas da época.

Em termos numismáticos apresenta várias particularidades: foi a primeira onde sur­giu a Cruz da Ordem de Cristo e a primeira onde D. Manuel I inscreveu os seus novos títulos: Conquista, Navegação, Comércio, Etiópia, Arábia, Pérsia, Índia. Por outro lado, foi uma moeda de grande significado económico, muito apreciada pelo seu peso e toque. Durante cerca de 70 anos foi a maior e mais pesada moeda de ouro cunhada por um país europeu. (valia 10 cruzados, ou seja 3.900 reais e pesava cerca de 35,5 gramas).

Reconhecido e aceite internacionalmente, o seu prestigio é testemunhado pelas inúmeras emissões de “portugalösers” ou “portugalóides”, moedas com motivos, peso e dimensões semelhantes aos da moeda portuguesa, cunhadas em várias cidades da Liga Hanseática e reinos do Norte da Europa”.

A/ + I : EMANVEL : R : PORTVGALIE : ALG : VL: IN : A : D : G : - C : N : C : ETHIOPIE : ARABIE : PERSIE : I : - Legenda em dois círculos, tendo ao centro as armas do reino coroadas e ladeadas por dois anéis.

R/ :IИ: :HOC: :SIGИO: :VIИCEES: -Cruz da Ordem de Cristo encimada por três pontos.

O Português é uma moeda de ouro, de 24 quilates, que começou a ser cunhada no reinado de D. Manuel I (1495-1521) e que teve sequência no reinado de D. João III

Apresenta, no anverso, em duas legendas envolvendo o escudo coroado, Manuel I, Rei de Portugal e dos Algarves, daquém e além mar em África, Senhor da Guiné, da conquista e navegação e comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia. No reverso, ao centro, a Cruz de Cristo e na orla, a legenda: Com Este Sinal Vencerás.

Sobre ela, escreveu Damião de Góis “Mandou lavrar no ano de 1499 os Portugueses de ouro, de 10 cruzados de valor cada um de 24 quilates, que era a mesma lei dos cruzados, os quais Portugue­ses tinham de uma parte por cunhos a Cruz da Ordem de Cristo, e um letreiro que dizia, IN HOC SIGNO VINCES, e da outra parte tinham o escudo das armas do Reino com uma coroa, e dois letreiros, um na gar­filla de fora ao redor que dizia PRIMUS EMANUEL REX PORTUGALIE ALGARBIORUM CITRA VLA­RA IN AFRICA DOMINUS GUINEAE, e outro le­treiro ao redor das armas que dizia, CONQUISTA, NAVEGAÇÃO, COMÉRCIO, ETHIOPIAE, ARABI­AE, PERSIAE, INDIAE.”

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Banco de Portugal - O Português: moeda de prestigio internacional - www.bportugal.pt
GÓIS, Damião de, Crónica de Dom Manuel, Lisboa, Off. de Miguel Manescal da Costa, 1749 - purl.pt/288/3/

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário