quarta-feira, 16 de junho de 2010

D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques (1109-1185) é o génio político a cuja acção Portugal deve a sua existência como nação independente no mundo. A sua vitória retumbante contra a ocupação moura, em Ourique (1139), foi crucial na fundação da nacionalidade, usando o infante, a partir de 1140, o título de rei. Ao longo de quatro décadas, contribuiu decisivamente, com as suas conquistas, para a formação do território nacional. Por isso foi cognominado O Conquistador.

Série: Portugal Universal
Ano: 2006
Valor Facial: ¼ de euro
Metal: ouro 999 º/oo
Acabamento: FDC
Diâmetro: 14 mm
Peso: 1,56 g +/- 2,5%
Bordo: serrilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 30.000
Escultor: José João de Brito
Legislação: Decreto-Lei nº 58/2006, de 17 de Março

A/: Apresenta, no centro do campo, o escudo nacional com a esfera armilar e o valor facial da moeda, circundado pelas legendas «República Portuguesa» e «Au 999%o 1/20 oz».

R/: Representa a figura a comemorar, com o respectivo nome e as datas de nascimento e morte, e a era da emissão.

D. Afonso Henriques

D. Afonso I, mais conhecido por Dom Afonso Henriques (Guimarães ou Viseu, 1109(?) — Coimbra, 6 de Dezembro de 1185), foi o primeiro rei de Portugal, cognominado O Conquistador, O Fundador ou O Grande pela fundação do reino e pelas muitas conquistas. Era filho de Henrique de Borgonha e de Teresa de Leão, condes de Portucale, dependente do Reino de Leão.

Após a morte de seu pai, Afonso tomou uma posição política oposta à da mãe, que se aliara a Fernão Peres de Trava. Pretendendo assegurar o domínio do condado armou-se cavaleiro e após vencer a batalha de São Mamede em 1128, assumiu o governo. Concentrou então os esforços em obter o reconhecimento como reino. Em 1139, depois da vitória na batalha de Ourique contra um contingente mouro, D. Afonso Henriques proclamou-se rei de Portugal com o apoio das suas tropas.

A independência portuguesa foi reconhecida em 1143 pelo tratado de Zamora. Com a pacificação interna, prosseguiu as conquistas aos mouros, empurrando as fronteiras para sul, desde Leiria ao Alentejo, mais que duplicando o território que herdara. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamaram-lhe Ibn-Arrik («filho de Henrique», tradução literal do patronímico Henriques) ou El-Bortukali («o Português»).

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

1 comentário:

  1. Tenho uma moeda de 1109 com o D .Afonsso Enrriques , da parte de tràs da moeda o castelo de Guimarais, e não aparece nenhuma na coleção da Repulica

    ResponderEliminar